sábado 24 de fevereiro de 2024
Foto: Betto Júnior/ Secom PMS
Home / CARNAVAL / Vai curtir o Carnaval de Rua? Especialista dá dicas para aproveitar a folia em segurança
sábado 10 de fevereiro de 2024 às 14:02h

Vai curtir o Carnaval de Rua? Especialista dá dicas para aproveitar a folia em segurança

CARNAVAL, NOTÍCIAS


De acordo com uma pesquisa realizada pelo Mercado Pago, banco digital do Grupo Mercado Livre, 40% dos entrevistados já participaram pelo menos uma vez dos carnavais de rua, sendo que mais de 60% deles costumam levar o celular para os bloquinhos.

Além disso, a pesquisa mostra que 1 a cada 3 usa o aparelho como meio de pagamento, sendo o cartão de crédito por aproximação e o Pix os líderes de uso, seguidos pelo cartão de débito por aproximação.

Bancos contam com dispositivos de segurança

Com as contas bancárias cada vez mais integradas ao celular, as instituições financeiras investem em dispositivos de segurança para que os clientes possam aproveitar a folia de forma mais tranquila.

O Nubank, por exemplo, conta com o Modo Rua. O recurso permite determinar no app um valor total máximo para transação via Pix, TED ou boleto quando não estiver em casa ou mesmo fora de um ambiente seguro pré-determinado.

Já o Mercado Pago disponibiliza a funcionalidade Pessoa de Confiança, que permite adicionar outra pessoa à sua conta, permitindo que ela reporte, como representante do titular, casos de roubo ou perda do celular.

Outra novidade deste ano é a plataforma Celular Seguro, do governo federal. O aplicativo é baixado no celular para facilitar a comunicação de um roubo ou furto do smartphone cadastrado. Quando um roubo é informado, é acionado bloqueios do próprio aparelho, dos aplicativos bancários e de eventuais acessos disponíveis no dispositivo móvel.

Especialista dá dicas para não se dar mal no carnaval

A especialista Fabiana Saenz, diretora de Inteligência Antifraude do Mercado Pago, listou cinco dicas de como aproveitar a folia com segurança.

  • Cuidado com golpes bancários feitos por ligações e falsos links de promoções

Fique atento ao receber e-mails, SMS, mensagens no WhatsApp e até ligações oferecendo promoções ou afirmando ser de bancos oferecendo vantagens relacionadas à data. “Sempre verifique quem é o remetente da mensagem que recebeu”, alerta.

  • Aposte em doleiras e pochetes com zíper e mantenha-as fechadas

As bolsinhas, pochetes, shoulders bags e doleiras são itens essenciais para levar os seus pertences no Carnaval, os acessórios são indispensáveis quando o assunto é segurança.

  • Leve o celular com todas as funções de segurança ativadas

O celular já faz parte da rotina e dia a dia dos brasileiros e não deve ficar de fora da folia, afinal, aquela selfie com os amigos não pode faltar. “Os pagamentos digitais são uma facilidade tanto para consumidores como para os ambulantes, pois é rápido e seguro, no entanto, para evitar que acessem seus dados em caso de perda ou roubo é importante usar as funções de segurança disponíveis nos aparelhos, como autenticação em dois fatores, cadastro no programa Celular Seguro biometria facial usando seu rosto ou digital para ativar o bloqueio do celular”, explica a especialista.

  • Cuidado com seu cartão de crédito e débito

“Não leve todos os seus cartões com você, escolha apenas um para a folia”, destaca a especialista. Ela também afirma que é importante conferir o valor no visor antes de efetuar o pagamento e sempre confirmar a compra por meio do uso de senha. “Com o grande fluxo de pessoas, recomendamos que os usuários configurem o cartão para pedir senha”, aponta.

  • Em caso de perda ou roubo, avise seu banco e as autoridades imediatamente

Ao perceber que perdeu o celular, foi furtado ou vítima de roubo, entre em contato com seu banco via canais de atendimento, que podem ser call centers ou acesso ao internet banking de outro dispositivo/ plataforma para solicitar o bloqueio da conta e cartões.

Veja também

Lira diz que Lula e PT devem apoiar seu candidato à presidência da Câmara em 2025

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou nesta última sexta-feira (23) de acordo …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement

Advertisement

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas