domingo 26 de maio de 2024
Ministro Alexandre de Moraes, presidente do TSE — Foto: Alejandro Zambrana/Secom/TSE
Home / DESTAQUE / Urnas eletrônicas são ‘orgulho nacional’, diz Alexandre de Moraes
quarta-feira 15 de maio de 2024 às 06:16h

Urnas eletrônicas são ‘orgulho nacional’, diz Alexandre de Moraes

DESTAQUE, NOTÍCIAS


O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, afirmou que as urnas eletrônicas são um “orgulho nacional” e ajudaram no “avanço e na concretização da democracia no Brasil”.

A declaração ocorreu ao encerrar a sessão de julgamentos desta última terça-feira (14), quando ele lembrou que há 28 anos os equipamentos foram usados pela primeira vez numa eleição no país.

Moraes contou que, em 13 de maio de 1996, as primeiras urnas eletrônicas foram enviadas para os Tribunais Regionais Eleitorais para serem usadas nas eleições municipais. Segundo ele, o voto eletrônico teve como objetivo combater as fraudes eleitorais, que haviam se intensificado no pleito de 1994, quando ainda eram usadas cédulas de papel.

O presidente do TSE também anunciou que começa nesta quarta-feira (15) o chamado Teste de Confirmação, a última etapa de fiscalização das urnas, quando os grupos de investigadores que participaram da primeira fase do Teste Público, realizada em novembro do ano passado 2023, irão retornar ao tribunal para verificar se as contribuições que deram para o aprimoramento do sistema foram adotadas.

Veja também

A hipótese de que a humanidade é uma ‘Inteligência Artificial’ antiga

De narrativas religiosas a teorias científicas, os seres humanos têm procurado entender de onde viemos …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas