Nesta terça-feira (9), é comemorado o Dia Internacional da Internet Segura. Criado em 2004 pela Rede Insafe na Europa, o movimento contempla mais de 140 países. No Brasil, onde cerca de 74% da população usam a internet, a data começou a ser comemorada em 2008, sob a coordenação da SaferNet. O objetivo é promover o uso consciente, seguro e responsável da web.
Desde 2017, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) se une a milhares de organizações do mundo todo para promover a reflexão sobre o tema nesta data, promovendo ações específicas para colaborar com a conscientização do cidadão.
A participação da Justiça Eleitoral no movimento deste ano visa alertar sobre o papel de cada pessoa para ajudar a promover a segurança na internet. Além disso, busca mostrar como o comportamento virtual dos usuários pode proporcionar um ambiente cada vez mais inseguro na web, trazendo inúmeros prejuízos para as pessoas e para a sociedade como um todo.
A campanha deste ano do TSE é composta de cinco vídeos, matérias especiais no Portal do Tribunal e publicações nas redes sociais da Corte. Confira o último vídeo, que aborda o combate à desinformação.
No site oficial do Dia da Internet Segura, todas as instituições parceiras disponibilizam gratuitamente uma série de cartilhas e materiais educativos para crianças, adolescentes, jovens, pais, educadores e responsáveis sobre o uso ético, seguro e responsável da internet. Para baixá-los, acesse: http://www.diadainternetsegura.org.br/recursos.