Em live com o médico oftalmologista Claudio Lottenberg na noite da última quarta-feira (1º), o ex-presidente Michel Temer (MDB) defendeu que não há hipótese de golpe no Brasil neste momento.
Perguntado se acredita que a Constituição possa ser “rasgada”, ele respondeu que não acredita que isso venha a acontecer — e emendou que não vê uma ruptura institucional no horizonte.
“O que existe são muitos boatos, e todos eles muito instabilizadores. Quando se fala nisso, fala-se na possibilidade de um golpe. Acho que a democracia está tão incrustada no espírito dos brasileiros que seria extremamente difícil qualquer espécie de atitude golpista neste momento.”
Temer afirmou, ainda conforme a revista Veja, que tem a convicção de que as Forças Armadas “jamais patrocinarão um golpe” e defendeu o direito à livre manifestação.
“Eu defendo que se peça aos organizadores que façam um movimento pacífico, para que tenham sucesso nas ideias que defendem. Porque se tem vandalismo por exemplo, desmoraliza o movimento. Ter participação na rua é um direito da democracia, da cidadania”, declarou.