terça-feira 16 de julho de 2024
Foto: Divulgação/TCE-BA
Home / NOTÍCIAS / TCE da Bahia marca presença no ENCCO 2024
sexta-feira 21 de junho de 2024 às 15:35h

TCE da Bahia marca presença no ENCCO 2024

NOTÍCIAS


Representando a Ouvidoria e a Corregedoria do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA), os servidores Juvenal Alves Costa e Cristiano Pereira Rodrigues participaram, entre os dias 18 e 20.06, do Encontro Nacional de Corregedorias, Controles Internos e Ouvidorias dos Tribunais de Contas (ENCCO) de 2024, realizado em Aracaju (SE). O evento foi composto por palestras, reuniões técnicas e painéis relacionados a temas do controle social, governança e sustentabilidade. Iniciativa do Instituto Rui Barbosa (IRB), em parceria com o Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE), a programação do ENCCO reuniu membros das 33 cortes de contas brasileiras. As apresentações referentes às ouvidorias e corregedorias abordaram a implementação e benefícios da participação cidadã nas atividades do controle externo, os impactos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), assédio e a utilização da Inteligência Artificial.

2024 06 24 ENCCO1
Foto: Divulgação/TCE-BA

Na terça-feira (19), primeiro dia do evento, também ocorreu a assinatura das Cartas de Compromisso dos Controles Internos, Corregedorias e Ouvidorias. Os documentos estabelecem diretrizes que orientam os TCs a seguirem uma linha sistêmica de atuação no âmbito destes três setores. Nas ouvidorias, por exemplo, ficou prevista a promoção e o incentivo do diálogo e as parcerias com a sociedade civil a partir de políticas de longo prazo, visando ao fomento das Ouvidorias, à transparência pública e à participação cidadã.

Já no âmbito das corregedorias, firmou-se o compromisso de realizar campanhas de conscientização e combate ao assédio moral e sexual nos Tribunais de Contas. No final da tarde da quinta-feira (20.06), o encontro foi encerrado com a leitura da Carta da Corregedoria pelo conselheiro Luís Alberto Meneses (TCE/SE); da Ouvidoria pela conselheira Maria Angélica Guimarães (TCE/SE); e do Controle Interno pela coordenara de comitê Teresa Cristina Diógenes (IRB).

Para os representantes do TCE/BA, a edição do ENCCO trouxe muitos aprendizados e bons exemplos que podem ajudar a governança das Casas de Controle. “Muito da evolução dos tribunais têm ocorrido exatamente por conta da colocação destas Cartas de Compromisso. (…) Então a sistematização dos Tribunais, a partir das decisões da Atricon e a gerência do IRB, com os trabalhos realizados pelos grupos de trabalho instituídos, resultaram nas brilhantes apresentações postas à disposição daqueles que estiveram presentes nesse encontro em Aracaju”, reconheceu Juvenal Alves Costa, auditor de controle externo lotado na Ouvidoria.

Veja também

Alexandre de Moraes retira sigilo de áudio de “Abin paralela” de Bolsonaro; ouça

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta segunda-feira (15) a …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!