domingo 28 de abril de 2024
Foto: SSP-BA
Home / NOTÍCIAS / SSP planeja 1º censo racial das forças policiais da Bahia
sexta-feira 7 de julho de 2023 às 10:49h

SSP planeja 1º censo racial das forças policiais da Bahia

NOTÍCIAS


A Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP-BA) anunciou a criação do Grupo de Trabalho (GT) para a elaboração do primeiro censo racial de todas as forças policiais do estado. De acordo com publicação da pasta, o objetivo do levantamento é assegurar o direito à igualdade e combate às desigualdades raciais. O GT tem previsão para encerrar as atividades até o dia 30 de junho de 2024.

Para coordenar os trabalhos, a SSP nomeou a ex-candidata à prefeitura de Salvador, tenente-coronela Denice Santiago, que atualmente ocupa o cargo de superintendente de Prevenção à Violência (SPREV), como Ponto Focal do GT. Na publicação, a própria SPREV foi responsabilizada por coordenar e articular os trabalhos de elaboração do censo racial.

Em entrevista a Leonardo Almeida, do portal Bahia Notícias, o coordenador do Centro de Referência Étnico Racial da SPREV, major Sidney Reis, explicou como funcionará a elaboração do censo e afirmou que os trabalhos serão feitos em parceria com a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais (SEI), vinculada à Secretaria de Planejamento (Seplan).

“O censo racial será de todo o sistema de segurança pública do estado da Bahia. No caso, da Polícia Militar, da Polícia Civil, do Departamento de Polícia Técnica, do Corpo de Bombeiros. Essa iniciativa está partindo do próprio secretário [Marcelo Werner]. Do meu conhecimento, é o primeiro senso racial das forças policias. A gente vai estar em parceria com a SEI e a partir de agora a gente vai deliberar algumas reuniões, ver o sistema eletrônico mais compatível com o que a gente quer”, explicou o coordenador.

O acordo de cooperação entre a SEI e a SPP foi assinado no dia 20 de abril de 2021, com vigência de 60 meses. Na publicação do Diário Oficial do Estado (DOE) publicado sete dias depois, o documento afirmou que seriam realizados trabalhos para “ampliar a compreensão dos fenômenos da violência e criminalidade no Estado da Bahia, como também estudos baseados no contexto da segurança pública”.

O Bahia Notícias entrou em contato com tenente-coronela Denice, mas foi informado que ela cumpria uma agenda de atividades no município de Valença.

Veja também

África do Sul: 30 anos de democracia sob signo da divisão

Três décadas após o fim do apartheid, país tem uma sociedade democrática, mas profundamente dividida. …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas