sexta-feira 26 de abril de 2024
Foto: Secom/Gov. do Estado
Home / NOTÍCIAS / Rui e Otto definem critérios para substituto de Pelegrino na Sedur, diz site
sexta-feira 3 de setembro de 2021 às 05:01h

Rui e Otto definem critérios para substituto de Pelegrino na Sedur, diz site

NOTÍCIAS, POLÍTICA


Com a iminente saída de Nelgon Pelegrino para a vaga de conselheiro no Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) terá um novo secretário E, conforme o site Bahia Notícias, para definir os critérios para a escolha, haverá um diálogo entre o governador da Bahia, Rui Costa (PT), e o senador Otto Alencar (PSD).

Apesar de estar sob comando de Pelegrino, deputado federal licenciado pelo PT, a Sedur é um espaço comandado pelo PSD, presidida no estado por Otto – a titularidade da pasta, anteriormente, era de responsabilidade da deputada estadual Jusmari Oliveira (PSD), mas por rearrumações partidárias.

Ao Bahia Notícias, o senador garante que não há nome definido. “Ainda vou me reunir com o governador para definir os critérios. Até porque não gosto de me antecipar sobre isso. É ele quem define e nomeia”, afirmou, em entrevista ao Bahia Notícias.

A conversa, contudo, ainda não tem data marcada.

“Essa é uma secretaria que, apesar de Nelson ter sido indicado, realmente é um espaço do PSD, como disse o Coronel. Mas ainda não temos nome”, acrescentou.

Otto se refere à entrevista concedida pelo senador Angelo Coronel (PSD), nesta quinta, ao BN. O parlamentar indicou que, se houver indicação, vai “torcer” para que um deputado federal seja escolhido. “Se o governador franquear, o partido pode até indicar um dos seus quadros. Ainda não foi conversado, mas podemos indicar um deputado federal para a assunção de Manassés à Câmara Federal”, afirmou. Candidato em 2018, Manassés teve 66.255 votos, mas não conseguiu se eleger, ficando como suplente.

Fontes ligadas ao partido apontam que a proposta não foi bem aceita pelos seis nomes na Câmara. O motivo seria a maior facilidade de emendas com o governo federal e, assim, a pessoa escolhida pela sigla não deve ter mandato eletivo. Apesar disso, na lista, um dos citados por interlocutores procuradas pelo Bahia Notícias é o deputado federal Zé Nunes.

Na última terça-feira (31), a Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) indicou, de forma oficial, o nome de Pelegrino para o TCM.

Cabe a Assembleia Legislativa indicar o substituto do conselheiro Paolo Marconi, que se aposentou no último dia 20, do Tribunal de Contas dos Municípios. Rui confirmou a prerrogativa do Legislativo de preenchê-la, conforme determina a Constituição Estadual e a Lei Complementar 06/91.

As sugestões podem ser feitas à Assembleia por bancadas, parlamentares ou mesmo entidades, cabendo à Mesa Diretora colocar o nome do indicado para ser sabatinado na Comissão de Constituição e Justiça.

Depois de passar pelo colegiado, o decreto legislativo com o nome do indicado segue para a votação definitiva e secreta em plenário, sendo necessário a obtenção de um mínimo de 32 votos favoráveis, quórum de maioria absoluta, também exigência constitucional.

Veja também

Após 21 anos, Supremo forma maioria para consolidar poder de polícia do Ministério Público

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria nesta última quinta-feira (25) para reconhecer que o …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas