sábado 21 de maio de 2022
Foto: Divulgação
Home / DESTAQUE / Rica nação: Mohammed bin Zayed eleito presidente dos Emirados Árabes Unidos
sábado 14 de maio de 2022 às 11:05h

Rica nação: Mohammed bin Zayed eleito presidente dos Emirados Árabes Unidos

DESTAQUE, MUNDO, NOTÍCIAS


O príncipe herdeiro agradeceu aos xeques do Conselho – integrado por dirigentes dos sete emirados do país – por “sua confiança”.

O príncipe herdeiro dos Emirados Árabes Unidos, Mohammed bin Zayed, já considerado o governante de fato do país, foi eleito oficialmente presidente da nação neste sábado (14), para suceder o meio-irmão Khalifa bin Zayed Al-Nahyan, que faleceu nesta última sexta-feira (13).

Sepultamento de Khalifa bin Zayed Al-Nahyan que morreu em decorrencia de um derrame celebral em 2014 – Foto: Reprodução

Mohamed bin Zayed, conhecido pelas iniciais “MBZ”, foi eleito pelo Conselho Supremo da Federação dos Emirados, informou a agência oficial de notícias WAM.

O príncipe herdeiro agradeceu aos xeques do Conselho – integrado por dirigentes dos sete emirados do país – por “sua confiança”.

“MBZ” é o terceiro filho de Zayed bin Sultan Al-Nahyan, primeiro presidente e pai fundador da Federação dos Emirados.

Khalifa bin Zayed Al-Nahyan e o novo presidente (ajoelhado) antes da sua morte já com derrame celebral – Foto: Reprodução

Na prática, ele já estava no comando do país desde que o irmão sofreu um derrame cerebral em janeiro de 2014, mas sua eleição oficializa a posição de “MBZ” no rico Estado petroleiro de 10 milhões de habitantes.

Sob o comando de Mohamed bin Zayed, Emirados Árabes Unidos enviaram um homem ao espaço e uma sonda à Marte. O país também inaugurou o primeiro reator nuclear.

A política internacional do país também avançou: aliado da Arábia Saudita e dos Estados Unidos, os Emirados de “MBZ” foram o primeiro país do Golfo a normalizar as relações com Israel em 2020.

“MBZ” também contribuiu para o envio de tropas ao Iêmen em 2015, como parte de uma coalizão liderada pela Arábia Saudita contra os rebeldes huthis.

Rica nação dos Emirados Árabes Unidos

A junção de sete pequenos emirados (Abu Dhabi, Ajman, Dubai, Fujairah, Ra’s al- Khaimah, Sharjah, Umm al-Quawain) forma a nação denominada Emirados Árabes Unidos. Esse país está localizado na Península Arábica e limita-se com Arábia Saudita (ao sul e oeste), Qatar (a noroeste), Golfo Pérsico (ao norte) e Omã (a leste).

O território dos Emirados Árabes Unidos está situado ao norte da linha do Equador, portanto, o país pertence ao Hemisfério Setentrional; também está localizado a leste do meridiano de Greenwich, integrando o Hemisfério Oriental.

7 curiosidades sobre os Emirados Árabes Unidos - Variedades - 4oito
Dubai – Foto: Reprodução

Com aproximadamente 4,6 milhões de habitantes, os Emirados recebem um grande fluxo de migrantes, sendo que 75% da população são oriundas de outros países. A maioria dos habitantes reside em áreas urbanas (78%). Com cerca de 1,3 milhão de habitantes, Dubai é o emirado mais populoso.

Dubaï : scandales financiers et sexuels derrière l'affiche touristique à base d'immobilier de luxe
Dubai – Foto: Reprodução

A economia local baseia-se na produção e exportação de petróleo. Somente o emirado de Dubai não tem no petróleo a principal fonte de receitas (responsável por apenas 7% da renda). Sua economia é impulsionada pela movimentação financeira das empresas transnacionais, além da Zona Franca Jebel Ali.

O país possui elevado Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,815. A taxa de mortalidade infantil é de 9 óbitos a cada mil nascidos vivos; o índice de analfabetismo é de 10% e os serviços de saneamento ambiental são destinados à maioria das residências.

Dados dos Emirados Árabes Unidos:

Localização: Oriente Médio.

Área: 83.600 km².

Capital: Abu Dhabi.

Governo: Federação de monarquias islâmicas.

Idioma: Árabe.

População: 4.598.600 habitantes.

Densidade demográfica: 55 hab/km².

Religião: Islamismo, 76,8%, cristianismo, 12,5%, hinduísmo, 8,4%, sem religião e ateísmo, 2,3%.

Taxa média anual de crescimento populacional: 0,23%.

População urbana: 78%.

População rural: 22%.

Esperança de vida ao nascer: 78,5 anos.

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,815.

Moeda: Dirham.

Produto Interno Bruto (PIB): 163,3 bilhões de dólares.

PIB per capita: 43.709 dólares.

Veja também

O que diz Valdemar Costa Neto sobre candidatura de Datena

Protagonista de um almoço promovido nesta última sexta-feira (20) pelo Esfera Brasil, o presidente nacional …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Content is protected !!