terça-feira 7 de maio de 2024
ONU News Reunião das Autoridades Reguladoras Nacionais de Referência Regional
Home / Mundo / MUNDO / Reunião quer fortalecer regulação de produtos de saúde nas Américas
sexta-feira 14 de julho de 2023 às 16:18h

Reunião quer fortalecer regulação de produtos de saúde nas Américas

MUNDO, NOTÍCIAS


O Grupo de Autoridades Reguladoras Nacionais de Referência Regional, Nrar na sigla em inglês, da ONU, realizou seu encontro bianual na sede da Organização Pan-Americana da Saúde, Opas, em Washington, nos Estados Unidos, que terminou na última quarta-feira (12).

O objetivo da reunião foi desenvolver um plano de ação conjunto para fortalecer a regulação de tecnologias de saúde, medicamentos e vacinas nas Américas.

Pautas prioritárias

Os membros do Nrar são as agências de vigilância sanitária de Argentina, Brasil, Canadá, Colômbia, Chile, Cuba, Estados Unidos e México. O grupo é temporariamente presidido pelo Brasil e tem seu secretariado na Opas.

Os principais tópicos discutidos incluem a transição das agências regulatórias de referência regional para a categoria de Autoridades Listadas pela Organização Mundial da Saúde, OMS, e a apresentação de iniciativas para fortalecer recursos humanos.

A designação dessas autoridades reguladoras como listadas pela OMS significa que elas operam em um nível avançado de desempenho e podem ser reconhecidas globalmente. Esse novo sistema de classificação visa facilitar a aquisição de produtos médicos seguros e efetivos.

Harmonização regional

O diretor da Opas, Jarbas Barbosa, disse que boas práticas regulatórias devem promover “a adoção de padrões harmonizados e o uso de decisões de outras jurisdições.”

Para ele, esta harmonização é importante para garantir “o acesso equitativo a tecnologias de saúde seguras, eficazes e de qualidade, tanto em situações rotineiras quanto em emergências sanitárias.”

De acordo com a Opas, algumas assimetrias regionais persistem e se refletem particularmente “nas competências do pessoal de saúde e nas principais funções regulatórias, como a vigilância pós-comercialização”.

Lições aprendidas

A agência considera a reunião oportuna para retomar e aperfeiçoar iniciativas interrompidas pela pandemia de Covid-19, bem como para aplicar lições aprendidas com a crise sanitária.

O Grupo Nrar realiza duas reuniões por ano desde 2012, para discutir questões regulatórias e estabelecer um plano de trabalho anual.

O papel das autoridades regulatórias nacionais é promover e proteger a saúde pública, monitorando a qualidade, segurança e eficácia de todas as tecnologias de saúde no mercado. Dentre as quais estão medicamentos, vacinas, hemoderivados, dispositivos médicos, entre outros.

Veja também

Proposta de novo Código Civil gera polêmica ao excluir cônjuge da herança; entenda mudança

O Senado Federal recebeu, em abril, o anteprojeto do Código Civil elaborado por uma comissão …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas