terça-feira 23 de julho de 2024
Foto: Fernando Dias
Home / NEGÓCIOS / Representantes da Bahia conhecem ação do Rio Grande do Sul para acelerar funcionamento das agroindústrias baianas
terça-feira 30 de agosto de 2022 às 17:27h

Representantes da Bahia conhecem ação do Rio Grande do Sul para acelerar funcionamento das agroindústrias baianas

NEGÓCIOS, NOTÍCIAS


O Estado da Bahia vem acelerando a implantação dos Serviços de Inspeção Municipal (SIM), uma estratégia conjunta entre as Prefeituras Municipais e os Consórcios Públicos Territoriais. Para conhecer o funcionamento do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte do Rio Grande do Sul (SUSAF/RS), visando avançar com o SIM, representantes da Bahia participam durante toda essa semana de uma missão técnica.

O SUSAF tem o objetivo harmonizar e padronizar os procedimentos de inspeção e fiscalização de produtos de origem animal desenvolvidos nos municípios, através do SIM, com aquilo que é desenvolvido pelas agências estaduais ou outras instituições de defesa agropecuária.

A comitiva da Missão é formada por dirigentes e técnicos de instituições públicas das Secretarias de Estado de Desenvolvimento Rural e de Agricultura Familiar da Região Nordeste, instituições de assistência técnica e de órgãos estaduais de defesa agropecuária.

Ivan Fontes , assessor Especial da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vincula à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), representou o Estado da Bahia e afirmou que a articulação do Consórcio Nordeste permitirá que a Bahia possa acelerar a concepção e aprovação de Lei Estadual para implantação do SUSAF, incentivando a adesão dos municípios e valorizando seus esforços em fazer funcionar o S.I.M. “O SUSAF/BA permitirá uma maior sinergia entre o fomento à implantação e funcionamento das agroindústrias de pequeno porte e da agricultura familiar, como, vem realizando a SDR, e os procedimentos de inspeção e fiscalização de produtos de origem animal”.

A expectativa é que, com a implantação do SUSAF/BA, os produtos inspecionados no âmbito municipal possam ser comercializados, também, por toda a Bahia, seja nos mercados tradicionais ou institucional, respeitando toda base legal vigente.

A Missão Técnica é uma realização do Consórcio Nordeste, através da Câmara Temática de Agricultura Familiar, que deliberou, em reunião recente, que estudos devem ser desenvolvidos para implantação do SUSAF, possibilitando ampliar o mercado para os diversos produtos de empreendimentos de agricultores e agricultoras familiares, uma vez que esses produtos poderão circular e serem comercializados por cada estado.

Sobre o SUSAF/RS

A adesão ao SUSAF permite que Serviços de Inspeção Municipal (S.I.M.) tenham equivalência ao serviço estadual, fazendo com que os produtos de origem animal inspecionados por essas instâncias possam ser comercializados em todo o Rio Grande do Sul. Atualmente, o SUSAF/RS conta com 121 S.I.M. participantes/cadastrados.
O SUSAF/RS já funciona a mais de uma década e tem, atualmente, com 213 estabelecimentos registrados, 95 deles com inspeção permanente e 118 periódica.

Veja também

Geraldo Júnior critica o transporte público de Salvador

Durante entrevista concedida aos jornalistas Mateus Morais e Jony Torres, na manhã desta segunda-feira (22), …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!