Charles III será oficialmente coroado como monarca do Reino Unido no dia 6 de maio. O soberano, de 74 anos, sucede a mãe, Elizabeth II, que morreu aos 96 anos e reinou por mais de 70 anos, se tornando a mais longeva chefe de estado da história do país. Com a ascensão do filho dela ao trono, a linhagem agora seguirá para os filhos dele.
Nas regras de sucessão da coroa britânica, o herdeiro é sempre o filho mais velho. Elizabeth II teve 4 filhos, com Charles sendo o mais velho de todos. Por isso, ele se tornou rei. Agora, como ele é rei, seu filho mais velho também é o sucessor.
Portanto, segundo Guilherme Machado, da Band, o príncipe William se tornará o próximo rei do Reino Unido assim que o pai deixar a posição, seja por abdicar dela ou após sua morte. Da mesma forma, o filho mais velho de William, George, de 9 anos, será o seu sucessor.
Então o príncipe Harry não teria chances de ascender ao trono? No caso, é muito difícil, porque as normas de sucessão também estabelecem que os filhos do herdeiro à coroa sempre têm preferência. Então, por exemplo, caso nem William nem George pudessem assumir o trono, a prioridade passaria para Charlotte, a segunda filha de William e Kate Middleton. Em seguida, o próximo sucesso seria o filho mais novo deles, Louis.
Elizabeth II não era a herdeira direta, uma vez que seu tio, Edward VIII, era o irmão mais velho e, portanto, se tornou rei. Porém, ele abdicou ao trono para se casar com Wallis Simpson, uma mulher divorciada que estava passando por um segundo processo de divórcio, o que era visto como inaceitável para a realeza na época.
Por ter renunciado e não tendo filhos, a coroa passou para seu irmão mais novo, George VI, o pai de Elizabeth, o que a tornou sucessora ao trono.