A Holanda passou a distribuir protetor solar de graça para os cidadãos. A iniciativa tem o objetivo de prevenir o câncer de pele, uma das formas mais comuns da doença no país.
Segundo o site holandês NOS, prefeituras, clubes esportivos, escolas, parques e praias terão dispensadores com a loção para todos.
“Não é barato, algumas centenas de milhares de euros, mas sentimos que a saúde dos moradores e visitantes é importante”, disse o vereador da cidade costeira Katwijk Jacco Knappe à emissora NOS. “Vemos um número acima da média de pessoas em Katwijk que estão tomando sol sem proteção e isso não é bom.”
Holanda: Governo e Setor Privado
A ação faz parte de uma parceria do governo com empresas locais e começou com uma ação de um Hospital em escolas primárias. O Hospital VieCuri, localizado no interior do país, próximo à fronteira com a Alemanha, forneceu protetor solar a 120 escolas.
Isso acabou sendo um grande sucesso. Logo as empresas da região perguntaram se também poderiam conseguir um protetor solar. “Emprestamos alguns na época, mas não conseguíamos atender à demanda”, disse uma porta-voz do hospital à rede de notícias NOS.
As autoridades médicas relataram um aumento recorde nos casos de câncer de pele nos últimos anos, de acordo com o The Guardian. Na Alemanha, país vizinho da Holanda, as taxas de morte por câncer de pele cresceram 55% entre 2001 e 2021.
Provou-se que o protetor solar é a melhor proteção contra a doença, além de muito mais economica do que o governo fosse tratar os doentes, além também de já acostumar as crianças que devem se acostumar a aplicá-lo desde cedo para que se torne tão ritualizado quanto escovar os dentes, disse um conselheiro de um balneário do Mar do Norte.