domingo 12 de maio de 2024
Home / DESTAQUE / PT tende a lançar 12 candidatos a prefeito nas capitais
segunda-feira 18 de setembro de 2023 às 16:05h

PT tende a lançar 12 candidatos a prefeito nas capitais

DESTAQUE, NOTÍCIAS, POLÍTICA


Sem eleger prefeitos em capitais desde 2016, o PT tenta recobrar fôlego segundo César Felício, do jornal Valor, nos centros políticos, de modo mais seletivo. Segundo o senador Humberto Costa (PT-PE) coordenador do Grupo de Trabalho Estadual (GTE), a sigla tende a lançar candidaturas próprias em 12 capitais.

Caso essa perspectiva se materialize, é uma mudança grande na estratégia de não se abrir mão da cabeça de chapa. Em 2020, o partido lançou nome próprio em 20 capitais. Já está definido que o PT vai apoiar candidatos de outros partidos em São Paulo e Rio de Janeiro

Costa diz que o partido larga com maior competitividade em 5 capitais. A maior é Fortaleza (CE), onde o partido trabalha com duas hipóteses: lançar o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão, que já anunciou a sua saída do PDT; ou novamente embarcar em uma candidatura da ex-deputada federal Luizianne Lins, que foi prefeita entre 2004 e 2012. Leitão é ligado ao ministro da Educação, Camilo Santana, mas tem obstáculos judiciais para a troca do partido, em razão das regras de fidelidade partidária. A Executiva Nacional da sigla ameaça ir à Justiça para retirar seu mandato. Luizianne controla o diretório municipal do PT.

O partido ainda vê com otimismo as disputas em quatro pequenas capitais: Natal, com a deputada federal Natália Bonavides; Vitória, em que o provável nome é o do ex-prefeito João Coser; João Pessoa, com o também ex-prefeito Luciano Cartaxo; e Aracaju, em que são citados o ministro da Secretaria Geral, Marcio Macêdo e a secretária nacional de Renda da Cidadania, Eliane Aquino, que administra o Programa Bolsa Família.

“Temos dificuldades, mas não teremos mais uma eleição como a de 2016 ou a de 2020”, disse Costa. Em 2016 o PT ganhou apenas em Rio Branco. Em 2020 perdeu em todas as capitais que disputou. Para Humberto Costa, o cenário é favorável à reeleição dos atuais prefeitos, o que é um complicador para as candidaturas petistas em capitais como Porto Alegre e Goiânia. Mas o panorama mais difícil para o partido está na região Norte.

Nas sete capitais nortistas há dificuldade até em viabilizar candidaturas próprias. Costa diz que o partido não descarta apoiar ou ser apoiado pelo PL do ex-presidente Jair Bolsonaro, mas ressalva que não há, no momento, nenhuma capital com negociações neste sentido.

A presidente nacional do PT Gleisi Hoffman já se reuniu com o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, para a discussão de alianças, a pedido do último. O principal interesse do PSB é garantir apoio para a reeleição do prefeito do Recife, João Campos.

É uma aliança possível, já que o PT participa da administração de Campos, mas Costa, que é pernambucano, afirmou que ainda não há acordo fechado e que o partido pode lançar candidatura própria na cidade.

Nem todas as candidaturas próprias do PT são competitivas. O partido caminha para lançar o deputado federal Rogério Corrêa em Belo Horizonte, embora o PT tenha obtido 1,9% dos votos válidos na capital mineira em 2020.

Veja também

Em dois dias, mais 81 mil clientes tiveram energia elétrica restabelecida no Rio Grande do Sul

As equipes de manutenção que trabalham em todo o Rio Grande do Sul conseguiram restabelecer …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas