quinta-feira 23 de maio de 2024
Foto: Divulgação MME
Home / NOTÍCIAS / Em dois dias, mais 81 mil clientes tiveram energia elétrica restabelecida no Rio Grande do Sul
domingo 12 de maio de 2024 às 08:31h

Em dois dias, mais 81 mil clientes tiveram energia elétrica restabelecida no Rio Grande do Sul

NOTÍCIAS


As equipes de manutenção que trabalham em todo o Rio Grande do Sul conseguiram restabelecer o fornecimento de energia elétrica a 81 mil unidades consumidoras nas últimas 48 horas. Os trabalhos seguem para atender a população gaúcha, após a emergência no estado.

O Ministério de Minas e Energia (MME) coordena um esforço concentrado entre Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), Operador Nacional do Sistema (ONS) e Agência Nacional do Petróleo (ANP), para que a população do Rio Grande do Sul seja atendida.

Por questões de segurança, mais de 300 mil clientes ainda estão sem fornecimento, sendo dois municípios inteiros, Boqueirão do Leão e Relvado. Além dos 4 mil trabalhadores do estado que têm a missão de realizar a manutenção, outros 100 profissionais serão deslocados para reforçar os trabalhos.

A iniciativa privada está atuando em ações humanitárias. A Associação Brasileira de Distribuidoras de Energia Elétrica (ABRADEE) está atuando na doação de colchões, cobertores e itens de primeira necessidade. A Neoenergia, em parceria com a Transforma Brasil, arrecada recursos para as famílias gaúchas afetadas pelas chuvas.

Petróleo

Continuam os esforços para viabilizar o escoamento de óleo combustível e GLP, produtos fundamentais para manter a operação das refinarias. A companhia Sulgás está com equipes mobilizadas, o que é fundamental para manter o fornecimento de gás natural para hospitais e grandes comércios.

Está vigente a flexibilização temporária da mistura de biodiesel ao óleo diesel e do etanol à gasolina. Essa medida é válida para os municípios de Canoas, Esteio, Rio Grande e Santa Maria.

Alexandre Silveira coordena plano de abastecimento de combustíveis no Rio Grande do Sul

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, esteve no Rio Grande do Sul na sexta-feira (10), onde acompanhou e coordenou os trabalhos para a distribuição de combustíveis e o restabelecimento da energia elétrica nas regiões afetadas pelas enchentes que atingiram o estado nas últimas semanas.

Para reduzir o isolamento das regiões mais populosas, devido ao fechamento do Aeroporto Internacional Salgado Filho, maior e principal terminal gaúcho, houve reforço no fornecimento de querosene de aviação (QAV) em diversos terminais gaúchos e de Santa Catarina. Além disso, a Base Aérea de Canoas (RS) tem concentrado os voos e ampliou sua capacidade. A base hospeda 37 aeronaves, incluindo helicópteros, e serve como principal ponto de distribuição de alimentos e outros insumos essenciais para a população afetada.

“Nós precisamos dobrar a capacidade estrutural do aeroporto de Canoas, porque o de Porto Alegre está totalmente submerso, e precisamos garantir o socorro ao povo do Rio Grande do Sul. A Base Aérea de Canoas será fundamental na etapa de reconstrução após baixarem os níveis das águas”, comentou Silveira.

O ministro também esteve nas instalações da Refinaria Alberto Pasqualini, onde é produzida boa parte dos combustíveis derivados de petróleo que são consumidos no estado. A unidade produz diesel, gasolina, QAV e gás de cozinha, que é distribuído para praticamente todo o território gaúcho. Por estar em um ponto mais alto da cidade, o complexo industrial não foi afetado. A refinaria é autossuficiente na geração de energia elétrica e também tem servido de abrigo para 700 pessoas que tiveram as moradias atingidas pelas águas.

O ministro destacou a retomada do escoamento dos combustíveis por caminhões pelas rodovias, em rotas que até então estavam interditadas, e reforçou a importância da manutenção do abastecimento desses combustíveis não apenas para a população, mas para alimentar veículos, viaturas e maquinários utilizados nas buscas e resgate e na reconstrução de infraestruturas.

“Todas as ações que são possíveis de serem tomadas para que a gente dê a resposta que a população necessita neste momento, estão sendo feitas”, frisou.

Abastecimento de combustíveis derivados de petróleo

As entregas de gás de cozinha da Refinaria Alberto Pasqualini, localizada em Canoas, no Rio Grande do Sul, superaram as expectativas na quinta-feira (9). O volume esperado era de 1.050 toneladas do produto, mas a quantidade foi de 1,2 mil toneladas, o suficiente para envasar mais de 92 mil botijões para uso doméstico (13kg).

O suprimento entregue de gasolina também superou a cota do dia, com 7,6 milhões de litros. O querosene de aviação (QAV) entregue nesta quinta foi de 429 mil litros, número próximo à cota diária deste combustível.

Também teve início o fornecimento de asfalto, insumo essencial para a reconstrução da infraestrutura rodoviária no estado. Outra boa notícia é a liberação de veículos na ponte da saída de Canoas, sentido Rio Grande, rota essencial para o escoamento de óleo combustível.

Energia

O ministro acompanhou também durante a viagem a situação do fornecimento de energia em todo o estado gaúcho. De acordo com Alexandre Silveira, cerca de 1 milhão de pessoas ainda estão sem luz. “Nós chegamos a 560 mil famílias, quase 2 milhões de pessoas sem luz no estado. Na medida que a água vai baixando e que vai sendo possível o acesso com segurança, a gente vem devolvendo a energia elétrica, o acesso às residências. Nós já diminuímos isso para 360 mil unidades consumidoras, mais ou menos 1 milhão e 200 mil pessoas”, afirmou.

Silveira também reforçou que há mais de 4.000 eletricistas trabalhando no Rio Grande do Sul. Eles já fizeram mais de 250 mil religações. Outros 2.000 eletricistas também devem entrar em ação após a redução dos níveis de água. Para o ministro, a infraestrutura é suficiente para dar a resposta necessária e que foram disponibilizados todos os grupos de geradores possíveis no Rio Grande do Sul e fora dele, que estão atendendo hospitais, creches e alojamentos.

Veja também

Governo envia mais de 100 especialistas em redes subterrâneas de energia ao RS

O Governo Federal coordenou ação que garantiu o envio de mais de 100 especialistas em …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas