domingo 28 de abril de 2024
Foto: Divulgação/PT
Home / NOTÍCIAS / PT de Salvador causa mal estar ao pressionar por candidatura própria
sexta-feira 7 de julho de 2023 às 07:46h

PT de Salvador causa mal estar ao pressionar por candidatura própria

NOTÍCIAS, POLÍTICA


O PT de Salvador tem aumentado a pressão por uma candidatura própria na capital na eleição de 2024. E, inclusive, promete se reunir para uma definição ontem. O problema, segundo Henrique Brinco, do jornal Tribuna da Bahia, é que o movimento precipitado pode ser anulado pela cúpula nacional do partido. “O nome disso é maluquice”, disse um correligionário do partido, em condição de anonimato.

Segundo a reportagem apurou dentro da legenda, nenhuma decisão sobre candidatura ou não (ou sobre esse ou aquele nome) tem a menor validade agora. Isso porque o PT Nacional simplesmente ainda não aprovou calendário de encontros para definição da tática eleitoral. As decisões sobre as capitais são obrigatoriamente tomadas pelo Diretório Nacional.

A presidente nacional da sigla, Gleisi Hoffman, estará em breve na Bahia para a reunião do Diretório Estadual no próximo dia 22 de julho, na Assembleia Legislativa (AL-BA) e nada que seja supostamente aprovado isoladamente por qualquer capital teria validade.

Ainda conforme o jornal, além de não ter efeito prático internamente, fora dos muros do PT, essa “barbeiragem” (expressão usada por um membro do partido) do diretório municipal já causa estrago: partidos aliados, inclusive da federação, mandaram recado ao governador dizendo que a postura do PT em Salvador autoriza os partidos a fazerem o mesmo em toda a Bahia.

“Lançar candidatura isolada, cooptar liderança de outro partido, tudo isso sem ouvir o Conselho e nem mesmo o próprio governador?”, questiona a fonte da sigla.

A previsão é que a decisão oficial deverá ser tomada mesmo no final de agosto ou começo de setembro. Mas só depois do PT Nacional divulgar o calendário e sob a coordenação do governador Jerônimo Rodrigues. O gestor petista, aliás, declarou no último 2 de julho que nenhuma decisão será tomada sem pesquisas e sem ouvir o Conselho Político.

Vale lembrar que, em abril, três nomes foram apresentados como possíveis candidatos pelo PT de Salvador: o deputado estadual Robinson Almeida, Vilma Reis e a vereadora e atual presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte) Maria Marighella. O secretário-geral do PT Salvador, Ademário Costa, é um dos nomes principais que defendem a candidatura própria do PT na cidade.

Veja também

Portugal diz não ter planos de pagar reparações por colonização

Após o presidente português defender medidas de reparação pela colonização, como o cancelamento de dívidas, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas