sábado 2 de novembro de 2024
Foto: Reginaldo Ipê
Home / NOTÍCIAS / Projeto de lei de vereador quer evitar reparo mal feito em via pública
segunda-feira 15 de fevereiro de 2021 às 17:29h

Projeto de lei de vereador quer evitar reparo mal feito em via pública

NOTÍCIAS, POLÍTICA


O vereador Daniel Alves (PSDB) propôs, por meio do Projeto de Lei nº 30/2021, uma legislação para tratar da recuperação de danos causados em vias públicas cujo reparo tenha sido realizado fora dos padrões de qualidade e de materiais originalmente aplicados no local. A matéria contempla intervenções feitas por empresas públicas, concessionárias de serviços públicos, empresas privadas ou pessoas físicas.

“Circular em vias públicas bem conservadas e seguras é um direito do cidadão. O projeto de recuperação de danos causados às vias busca evitar rachaduras, pedregulhos soltos, bueiros abertos e buracos, que são grandes inconvenientes para os pedestres, motoristas e ciclistas”, justifica Daniel Alves.

Conforme a matéria, as empresas concessionárias de serviços públicos, outras empresas e pessoas físicas têm que reparar integralmente os danos causados às vias públicas, quando da realização dos melhoramentos de sua responsabilidade, devendo entregar a via na forma como foi encontrada, inclusive com relação à sinalização.

Zelo

“Buscamos coibir a falta de zelo com os bens públicos, a execução de remendos mal feitos que incapacitam o munícipe em seu direito de fruição de boas vias públicas, bem como a oneração ao próprio poder público no caso de refazer reparos mal feitos”, ressalta Daniel Alves.

De acordo com o projeto de lei, no artigo 2º, “qualquer cidadão poderá denunciar irregularidades pelos reparos realizados fora do padrão original da via pública ao Poder Executivo Municipal”.

A matéria prevê também uma multa de R$ 1.500 por metro quadrado danificado. A multa será atualizada anualmente pela variação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Veja também

Governo prorroga prazo para chamada de hubs de hidrogênio de baixa emissão de carbono para descarbonização da indústria

O Ministério de Minas e Energia (MME) prorrogou a chamada pública para seleção de hubs …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!