sábado 4 de maio de 2024
Diretora da Escola do Legislativo da ALBA, Fernanda Guedes afirmou que o JDBA vai possibilitar uma oportunidade muito valiosa aos estudantes selecionados Foto: Juliana Andrade/Agência BA
Home / NOTÍCIAS / Programa da SEC e AL-BA atrai “jovens deputados” baianos
terça-feira 26 de setembro de 2023 às 09:27h

Programa da SEC e AL-BA atrai “jovens deputados” baianos

NOTÍCIAS


Os estudantes baianos que desejam experimentar a rotina dos parlamentares na Casa Legislativa já podem se inscrever no programa Deputado Jovem Baiano (DJBA). Realizado pela Secretaria Educação do Estado (SEC), em parceria com Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) – por meio da Escola do Legislativo -DJBAtem como objetivo promover a participação social e cidadã dos estudantes das redes pública e pública.

Após encerramento do prazo se inscrição, no dia 20 de outubro, 63 alunos serão selecionados para vivenciar os trabalhos legislativos, no período de 27 de novembro a 1º de dezembro, na ALBA, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. No espaço da instituição, os “jovens deputados” simularão a rotina de um parlamentar, suas atividades e atribuições, assim como o funcionamento dos trabalhos internos para a elaboração e votação de uma lei.

Inscrição

Poderão se inscrever no DJBA, o jovem (de no mínimo de 15 anos de idade), do Ensino Médio, da Educação Profissional e Tecnológica, da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). As inscrições podem ser feitas neste link.

No formulário de inscrição, o estudante deve ser anexar um projeto de lei de sua autoria, pensando na realidade do Estado, observando problemas que precisam de solução e propondo possíveis alternativas em formato de proposição legislativa. Também anexará cópia do documento de identidade válido e legível, o termo de autorização do responsável, a declaração de matrícula regular no Ensino Médio; e ficha do professor-orientador.

Oportunidade

Diretora da Escola do Legislativo da ALBA, Fernanda Guedes lembrou o êxito do JDBA, em sua primeira edição, em 2022, e revelou uma expectativa de sucesso maior para este ano, “por haver mais tempo para absorver um número maior de projetos de lei, para que tenhamos mais projetos muito bons”, disse.

Segundo ela, o programa vai possibilitar uma oportunidade muito valiosa aos estudantes selecionados, que vivenciarão, na prática, a experiência do parlamentar, suas atividades, inclusive a elaboração de projetos de lei e debates sobre eles. “Normalmente são temas de grande importância para serem debatidos, temas ligados ao desenvolvimento do nosso estado. Para o estudante é maravilhoso e, para quem assiste, também”, afirmou. O prazo para a inscrição se encerra no dia 20 de outubro.

Veja também

Por que o Rio Grande do Sul está tão exposto às catástrofes

Marcado por enchentes sucessivas, estado é afetado por eventos extremos e negacionismo do clima na …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas