sexta-feira 22 de novembro de 2024
Foto: Reprodução
Home / NEGÓCIOS / Produção de etanol anidro cresce 73,5% no Brasil, aponta levantamento
terça-feira 1 de agosto de 2023 às 08:06h

Produção de etanol anidro cresce 73,5% no Brasil, aponta levantamento

NEGÓCIOS, NOTÍCIAS


Ministério de Minas e Energia (MME) publicou, nesta última segunda-feira (31), o Boletim Mensal de Energia de abril de 2023. Um dos destaques do documento foi o aumento de 73,5% na produção do etanol anidro no mês referente. O crescimento da produção do biocombustível, segundo a publicação, é resultado do melhor ritmo de produção da safra de cana-de-açúcar.

O Boletim Mensal de Energia é um produto do Departamento de Informações, Estudos e Eficiência Energética (DIEE), da Secretaria Nacional de Transição Energética e Planejamento do Ministério de Minas e Energia (MME). Outro destaque apresentado foi a excelente participação de renováveis na Oferta Interna de Energia (OIE) e na Oferta Interna de Energia Elétrica (OIEE).

Devido às condições pluviométricas favoráveis e ao crescimento da oferta de energia renovável, a renovabilidade da OIE foi estimada em 48,6% e a da OIEE em 90,1%, no acumulado até abril deste ano. O gráfico a seguir apresenta a variação da OIEE de 2001 a 2023. Mostra que, neste ano, estamos no patamar mais alto do século. O incremento da geração elétrica renovável tem contribuído para a redução da utilização de termelétricas a carvão, a gás natural e por derivados de petróleo.

Figura 1: Percentual de renováveis na Matriz Energética entre 2001 e março de 2023

A Geração Distribuída (GD) fotovoltaica manteve a sua importância no crescimento da matriz elétrica. Registrou um crescimento de 97,3% em capacidade instalada, em relação a abril de 2022. A figura a seguir demonstra o aumento da capacidade instalada solar.

Figura 2: Capacidade instalada Solar Fotovoltaica entre janeiro de 2021 e março de 2023

Exportações

Dados do 4º Levantamento sobre a safra 2022/23, divulgado em abril pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), apontou um aumento nas exportações de etanol. Segundo a Companhia, a melhora nas exportações ocorreu devido, entre outros fatores, à redução na oferta internacional de petróleo e a causas relacionadas à demanda mundial por combustíveis, principalmente na Europa. Segundo dados compilados de diversas fontes (BP, 2022; Worldstats, 2021; WE, 2019, IEA, 2019, ADIMB, 2018, ANP, 2022, MME, 2020; Word Mining Congress, 2022), o Brasil é o segundo maior produtor e consumidor mundial de biocombustíveis, o que contribui para o cumprimento de compromissos ambientais assumidos e para o desenvolvimento sustentável de nosso país.

Veja também

Queijo brasileiro está entre os 10 melhores do mundo em competição internacional

Um queijo brasileiro feito com leite de vaca conquistou uma posição entre os 10 melhores …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!