segunda-feira 14 de julho de 2025
O presidente da Argentina, Javier Milei, deixa o Museu do Holocausto após participar de um evento no Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto em Buenos Aires, em 27 de janeiro de 2025 - Foto: AFP
Home / Mundo / MUNDO / Governo de Milei diz que protestos na Argentina foram “uma tentativa de golpe de estado”
quinta-feira 13 de março de 2025 às 18:49h

Governo de Milei diz que protestos na Argentina foram “uma tentativa de golpe de estado”

MUNDO, NOTÍCIAS


O chefe de gabinete do Governo de Javier Milei, Guillermo Francos, disse que os protestos de membros de torcidas organizadas, aposentados e militantes argentinos, em Buenos Aires, foram uma “tentativa de golpe de estado”. A manifestação ocorreu na tarde desta quarta-feira (12).

O descontentamento com as baixas pensões e a pobreza no país foram as principais causas do movimento, que foi duramente reprimido pela tropa de choque e por policiais. De acordo com a imprensa argentina, 120 prisões foram registradas e 15 pessoas ficaram feridas.

Dentre as vítimas, um fotógrafo, identificado como Pablo Grillo, passou por uma cirurgia de emergência após ser atingido na cabeça por uma bomba de gás lacrimogênio. O caso foi visto pelo Governo de Milei como “acidente imprevisto”.

Além do profissional, uma idosa de 87 anos foi empurrada por policiais e foi hospitalizada com um ferimento também na cabeça. “Essas são as consequências infelizes de um incidente violento, assim como o número de membros das forças de segurança e da polícia que ficaram feridos e hospitalizados”, comentou Francos.

Alguns dos manifestantes, que foram detidos, já foram libertados por ordem do Departamento de Justiça da Cidade. A ação do órgão foi criticada pelo chefe de gabinete. A ministra da Segurança, Patricia Bullrich, apoiou o posicionamento de Guilhermo Francos e afirmou que os participantes são pessoas que “se reúnem para atacar o governo e estão preparadas para matar”.

A ministra também afirmou que irá enviar ao Congresso um projeto de lei para a “proibição total” de torcidas organizadas. Dessa forma, os grupos passariam a ser classificados como organizações criminosas pelo governo argentino.

Veja também

Meteorito retirado de Marte vai a leilão por R$ 22 milhões

Uma rocha de 25 kg proveniente de Marte será leiloada em Nova York, nos Estados …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!