segunda-feira 13 de maio de 2024
Foto: Reprodução
Home / Mundo / MUNDO / Primeiro-ministro de Fiji perde a sua histórica maioria parlamentar nas eleições
domingo 18 de dezembro de 2022 às 18:49h

Primeiro-ministro de Fiji perde a sua histórica maioria parlamentar nas eleições

MUNDO, NOTÍCIAS


O partido do Primeiro-Ministro de Fiji, Frank Bainimarama, perdeu a sua maioria parlamentar pela primeira vez desde o reinício das eleições democráticas no país em 2014 e será necessário formar um governo de coligação.

O seu partido, Fiji First, conquistou 26 lugares, dois dos quais com menos de uma maioria na legislatura de 55 lugares do país. O Partido da Aliança Popular, uma coligação liderada pelo seu principal rival, Sitiveni Rabuka, ganhou 21 lugares. O Partido Social Democrata Liberal (Sodelpa) ganhou três deputados, de acordo com os resultados oficiais comunicados pela Fijilive.

O líder Sodelpa Viliame Gavoka, antigo presidente da União de Rugby de Fiji, torna-se agora uma figura chave como potencial parceiro minoritário numa coligação liderada por Bainimarama, se conseguir ultrapassar a sua aversão às aberturas da China do primeiro-ministro.

Bainimarama enfrenta assim, pela primeira vez, negociações governamentais no arquipélago do Pacífico. O agora primeiro-ministro, recorde-se, tomou o poder após um golpe de Estado em 2006 e depois legitimou o seu governo com vitórias eleitorais em 2014 e 2018.

Resta saber qual a posição que o líder da oposição do país, Rabuka, que provavelmente continuará a desempenhar este papel, tendo em conta as suas críticas ferozes à campanha eleitoral, que descreveu como fraudulenta ao ponto de apelar à intervenção do exército, irá adoptar.

Veja também

Eduardo Leite diz que decisão do governo sobre dívida no RS não é suficiente

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), afirmou que a medida de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas