segunda-feira 27 de maio de 2024
Advogado e escritor Joaci Góes foi reeleito presidente do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia. - Foto: Reprodução/Rede social
Home / NOTÍCIAS / Presidindo entidade cultural mais antiga da Bahia, Joaci Góes aguarda repasse do governo estadual há mais de seis meses
quarta-feira 24 de abril de 2024 às 12:52h

Presidindo entidade cultural mais antiga da Bahia, Joaci Góes aguarda repasse do governo estadual há mais de seis meses

NOTÍCIAS


O presidente do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), Joaci Góes, ainda aguarda repasse de recursos do Estado para a instituição na gestão de Jerônimo Rodrigues (PT).

Segundo o Política Livre, nenhum centavo foi recebido pelo Instituto desde que o governo retirou o apoio financeiro à entidade centenária por conta de uma palestra ministrada pelo ex-chanceler bolsonarista Ernesto Araújo, em novembro de 2023. O culpado seria o secretário de Cultura, Bruno Monteiro. Joaci já procurou o governador para reclamar.

Instituto Geográfico e Histórico da Bahia

Fundado em 13 de maio de 1894, o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB) é a entidade cultural mais antiga do Estado, com 130 anos de funcionamento ininterrupto. É qualificado como organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP), sem fins lucrativos, conforme a Lei Federal nº 9.790, de 23 de março de 1999.

​Tem como finalidade a promoção de estudos, do desenvolvimento e difusão dos conhecimentos de Geografia, de História e Ciências afins, além da defesa e conservação do patrimônio histórico e artístico baiano e brasileiro.

​A Casa da Bahia possui a maior coleção de jornais e o maior acervo cartográfico do Estado. Na Biblioteca Ruy Barbosa e Arquivo Histórico Theodoro Sampaio estão milhares de títulos e imagens à disposição do público.

​O IGHB edita livros e periódicos, dentre estes uma Revista e um boletim informativo, além de promover encontros e congressos relacionados com a Geografia e a História da Bahia.

​É o guardião do Pavilhão 2 de Julho, no Largo da Lapinha, onde estão os dois principais símbolos da maior festa cívica do país: o Caboclo e a Cabocla.

​Com funcionamento de segunda a sexta, das 13h às 18h, é uma das instituições apoiadas pelo programa Ações Continuadas a Instituições Culturais, iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) através do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA).

Joaci Góes

Joaci Fonseca de Góes, nascido em 25 de agosto de 1938 na fazenda São Bento, em Ipirá, Bahia, é um advogado, jornalista, empresário e político brasileiro. Sua trajetória é repleta de realizações:

Formação Acadêmica: Joaci concluiu seus estudos na Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia, graduando-se em Direito em 1963.

Empreendedorismo: Como empresário, ele participou da fundação da Construtora Góes em 1959, ainda enquanto estudante de Direito. Posteriormente, a empresa fundiu-se com o Banco Nacional de Habitação, formando a Góes-Cohabita, que operava tanto no Brasil quanto no exterior.

Atuação na Imprensa: Joaci foi o principal dirigente do jornal Tribuna da Bahia por mais de 27 anos e também co-proprietário da Rádio e TV Aratu.

Carreira Política: Ele foi eleito deputado federal constituinte entre 1987 e 1989.

Produção Intelectual: Além de sua atuação como advogado e empresário, Joaci é um conferencista, orador, articulista e autor de diversos ensaios. Alguns de seus livros incluem:

“A Inveja nossa de cada dia, como lidar com ela” (2001)
“Anatomia do ódio” (2004)
“A força da vocação para o desenvolvimento das pessoas e dos povos” (2009)
“(As) 51 Personalidades (mais) marcantes do Brasil” (2014)
“As 7 pragas do Brasil Moderno” (2015)
“Como governar um Estado – o caso da Bahia” (2017)

Academia de Letras: Joaci é titular da Academia de Letras da Bahia, ocupando a Cadeira nº 7, que tem como Patrono José da Silva Lisboa, Visconde de Cairu. Ele foi eleito presidente da Academia em dezembro de 2018 e tomou posse em março de 201912.

Joaci Góes é uma figura multifacetada, cujas contribuições abrangem o mundo empresarial, a política, a imprensa e a literatura. Sua trajetória é um exemplo inspirador de dedicação e versatilidade.

Veja também

A conversa de Tarcísio e Kassab sobre emendas do governo de São Paulo

Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Gilberto Kassab, presidente nacional do PSD e secretário de Governo …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas