sábado 27 de abril de 2024
Home / NOTÍCIAS / Presidente do TCM/BA participa de posse de Augusto Aras
quarta-feira 2 de outubro de 2019 às 15:32h

Presidente do TCM/BA participa de posse de Augusto Aras

NOTÍCIAS


O presidente do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia, conselheiro Plínio Carneiro Filho, participou nesta quarta-feira (2), em Brasília, da posse de Augusto Aras no cargo de Procurador-Geral da República. O conselheiro, na solenidade, representou a Associação dos Membros do Tribunais de Contas do Brasil – Atricon, e estava acompanhado pelo conselheiro Francisco de Souza Andrade Netto – também do TCM – amigo de Aras, que é baiano da cidade de Euclides da Cunha.

Presentes ainda, o presidente do Colégio de Presidentes dos Tribunais de Contas do Brasil, conselheiro Edílson de Souza, e o presidente da Abracon – Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios – e do TCM do Rio de Janeiro, conselheiro Thiers Montebello.

Antes de iniciar seu discurso na cerimônia realizada na sede do Ministério Público Federal, diante do presidente da República, Jair Bolsonaro, o novo Procurador-Geral da República, ao saudar as autoridades presentes, Augusto Aras citou os representantes dos tribunais de contas do Brasil. Em sua fala, destacou que “não há um poder do Estado que esteja imune à ação ministerial” do MPF, e que, até por isso, “se exige de seus membros equilíbrio, competência, compreensão e posicionamento firme onde quer que intervenha, respaldado no dever de balizar sua conduta nos estritos limites que lhe foi traçado pelo Poder Constituinte”. Aras ressaltou que a PGR “vai continuar a dar maior ênfase no enfrentamento a todo tipo de criminalidade, da macro ou da micro, esteja em qualquer estrutura ou organização, pública ou privada”.

Ele elogiou a “sensibilidade e experiência política” do presidente Bolsonaro, que sugeriu que a ordem de prioridade do MPF seja o combate intransigente à corrupção. “ Há denominadas operações, especialmente a Lava a Jato – disse – que mobilizam amplos setores da nossa sociedade. E que trouxeram ao conhecimento da nação as práticas condenáveis que estavam ocorrendo no país, fruto de modelos de governança implantados há décadas ou há séculos”. Augusto Aras fez elogios à atuação de Sérgio Moro, como juiz federal, e a procuradores de vários estados envolvidos com a Lava a Jato, que “sempre serão lembrados pela coragem com que desempenharam suas funções”.

Veja também

Ouro fecha em alta, mas perde 3% na semana, em meio a dúvidas sobre juros do Fed

O ouro fechou em alta modesta nesta sexta-feira (26) mas teve perdas de aproximadamente 3% …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas