sábado 27 de abril de 2024
Na solenidade, o deputado Adolfo Menezes foi homenageado com a Medalha Arlindo Fragoso, a mais alta condecoração da entidade Foto: Carlos Amilton/Agência AL-BA
Home / NOTÍCIAS / Presidente da AL-BA prestigia sessão de abertura do ano acadêmico da ALB
sexta-feira 8 de março de 2024 às 07:01h

Presidente da AL-BA prestigia sessão de abertura do ano acadêmico da ALB

NOTÍCIAS


O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), deputado estadual Adolfo Menezes (PSD), participou, na noite desta quinta-feira (7), da sessão solene de abertura do ano acadêmico de 2024 da Academia de Letras da Bahia (ALB). Na solenidade, que aconteceu no Palacete Góes Calmon, no centro de Salvador, o chefe do Legislativo baiano foi homenageado com a Medalha Arlindo Fragoso, a mais alta condecoração da entidade.

O presidente da ALBA externou a alegria de ser agraciado com a medalha que leva o nome de Arlindo Fragoso, fundador da ALB. “Ser homenageado por essa Academia de Letras da Bahia me enche de orgulho. É muito bom estar aqui nesta casa da literatura e do saber e também por receber essa homenagem por minha modesta contribuição à cultura e à literatura”, discursou.

Adolfo Menezes também reiterou o apoio do Legislativo para o fortalecimento da literatura e da cultura do Estado. “Em nome da Assembleia Legislativa, dos nossos deputados e deputadas, reafirmo nosso compromisso de continuar contribuindo para as ações de preservação do acervo e da biblioteca da academia. Pode contar conosco”, disse.

O encontro reuniu não somente os ilustres integrantes da academia, mas também diversas personalidades das esferas política, cultural e artística da Bahia. Conforme destacado por Ordep Serra, presidente da ALB, neste ano de 2024, a sessão de abertura do ano acadêmico coincidiu com o aniversário da própria Academia de Letras da Bahia, que completa 107 anos de dedicação à preservação e promoção das letras, literatura e demais manifestações culturais baianas.

O presidente da ALB explicou o motivo da concessão da medalha para o chefe do Parlamento baiano. “Ele é um político notável, uma pessoa que se empenha na defesa da democracia e tem feito muito pela cultura da Bahia. A ALB está muito agradecida porque ele renovou o nosso convênio com a ALBA, que estava paralisado há seis meses. A Assembleia Legislativa se distingue por seu empenho em fortalecer a cultura, temos publicações em conjunto das mais importantes”, justificou o dirigente.

Ordep Serra também externou a satisfação de presidir a academia de letras mais antiga do Brasil, que “nasceu três vezes”. Ele relatou que a primeira formação se chamava Academia Brasílica dos Esquecidos, a primeira do Brasil, fundada em 1724. A segunda foi a Academia Brasílica dos Renascidos, em 1759. A Academia de Letras da Bahia como conhecemos atualmente foi fundada em 1917 por Arlindo Fragoso.

O vice-presidente da ALB, Marcus Vinicius Rodrigues, destacou a parceria firmada pela entidade com a ALBA em torno da Coleção Mestres da Literatura Baiana. A iniciativa visa a publicação de obras importantes da literatura baiana. “Essa parceria renovada se torna ainda mais frutífera com potencial para alcançar mais e mais baianos”, frisou.

Veja também

África do Sul: 30 anos de democracia sob signo da divisão

Três décadas após o fim do apartheid, país tem uma sociedade democrática, mas profundamente dividida. …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas