sexta-feira 19 de julho de 2024
Foto: Betto Jr./ Secom PMS
Home / NOTÍCIAS / Prefeitura realiza ações preventivas e de manutenção para mitigar impactos das chuvas
terça-feira 9 de abril de 2024 às 19:18h

Prefeitura realiza ações preventivas e de manutenção para mitigar impactos das chuvas

NOTÍCIAS


A Prefeitura de Salvador intensificou as ações preventivas e de manutenção para mitigar os impactos das fortes chuvas que atingiram a capital baiana nos últimos dias. As medidas envolvem, por exemplo, limpeza de canais e bueiros, podas de árvores e vistorias, dentre outras atividades para garantir a segurança da população.

A Secretaria Municipal de Manutenção vem promovendo a limpeza de 11 quilômetros de canais. O titular da pasta, Lázaro Jezler, listou ainda outras ações realizadas pela Seman, como limpeza de caixas de drenagem, poda de árvores e manutenção de escadarias, para reduzir os transtornos causados pelas chuvas. “Essas ações foram executadas pela Seman para que, durante a chuva, a gente tenha um menor transporto possível, já que é impossível passar por um período tão chuvoso sem transtornos”, declarou o secretário.

“Nesse período que vai até junho, estamos prevendo mais de 15 mil podas de árvores, além de mais de 5 mil metros de limpeza de caixas. Ou seja, vamos executar todas essas ações para que a cidade possa atravessar esse período de forma mais tranquila. Para ter ideia, temos um investimento na ordem de R$ 20 milhões de reais previstos para execução de manutenção nesse período, justamente com foco nas ações de combate às chuvas”, completou Jezler.

Até às 6h30 desta terça-feira (9), a Defesa Civil (Codesal) registrou, pelo menos, 24 ocorrências, incluindo avaliações de imóveis alagados, desabamentos de muros e deslizamentos de terra. A Cidade Baixa tem sido a região mais afetada, com a maioria das ocorrências registradas na Prefeitura-Bairro desta localidade.

Sosthenes Macêdo, diretor-geral da Codesal, mencionou os investimentos realizados pela gestão municipal ao longo dos últimos anos para fortalecer as ações de proteção da cidade. “Nosso objetivo é nos manter em alerta diante da intensificação das alterações climáticas”, ressaltou Sosthenes.

A Codesal tem mantido plantão 24 horas por dia para atender às ocorrências devido às chuvas, além de realizar vistorias em diversas regiões da cidade. As ocorrências devem ser comunicadas por meio do telefone 199.

Outras medidas

O presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano (Desal), Virgílio Daltro, afirmou que o órgão tem trabalhado para evitar ou minimizar os alagamentos na cidade, através da limpeza de bueiros e conscientização da população. “Nossa estratégia não se limita apenas à desobstrução; buscamos também traçar um diagnóstico e planejar a médio e longo prazo uma solução definitiva para mitigar o problema”, afirmou.

“Nosso intuito é trabalhar para evitar ou, pelo menos, minimizar as cenas de alagamento. Nossos garis já realizam a limpeza das caixas rotineiramente, mas a ação conjunta com outros órgãos garante a desobstrução completa dos bueiros. É igualmente importante conscientizar permanentemente a população para reduzir a quantidade de lixo encontrada nos ralos, bueiros e galerias de drenagem da cidade”, emendou Virgílio.

Agentes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) estão atendendo às solicitações da Codesal devido às fortes chuvas. O órgão já realizou ações como a retirada de remanescentes de um muro que tombou na Fazenda Grande II e a demolição parcial de um imóvel que desabou em Brotas, além da demolição total de um imóvel em risco de desabar em Pau da Lima. “As ações têm como objetivo minimizar os transtornos da chuva e promover a segurança dos cidadãos”, explicou o titular da Sedur, João Xavier Nunes Filho.

Veja também

‘Eu digo a Haddad todo dia: Não se preocupe, as coisas vão dar certo’, afirma Lula

O presidente Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira (19), durante discurso em São José …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!