sábado 27 de abril de 2024
Foto: Lucas Moura/PMS
Home / NOTÍCIAS / Prefeitura promoverá simulado para Plano de Contingência das Arboviroses em Salvador
quarta-feira 6 de março de 2024 às 16:02h

Prefeitura promoverá simulado para Plano de Contingência das Arboviroses em Salvador

NOTÍCIAS, SAÚDE


Um simulado para validação do novo Plano de Contingência das Arboviroses, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), vai reunir autoridades nacionais, internacionais e diversas instituições nesta quinta (7) e sexta-feira (8), a partir das 8h, na Escola de Saúde Pública de Salvador (ESPS), no Comércio. A iniciativa inédita integra a Mobilização Salvador Contra a Dengue, lançada no último dia 28.

A atividade é voltada para o fortalecimento das equipes dirigentes e técnicas da SMS diretamente envolvidas com a operacionalização do Plano de Contingência das Arboviroses. O objetivo é simular uma epidemia para identificar lacunas nos sistemas de preparação e construção de respostas utilizando o Plano de Contingência das Arboviroses 2024-2025 como instrumento balizador.

Além da vice-prefeita e titular da SMS, Ana Paula Matos, participam do simulado demais técnicos da pasta e representantes da Secretaria de Vigilância à Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde (MS); da Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab); do Conselho de Secretários Municipais da Saúde do Estado da Bahia (Comsems/BA), e da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas).

“Essa é mais uma oportunidade de qualificação das nossas ferramentas de enfrentamento ao cenário epidemiológico com respostas rápidas às ações, potencializando nossa Mobilização Salvador Contra a Dengue. Esse encontro é resultado da importante parceria que firmamos com a Opas em fevereiro, permitindo o acesso da SMS às mais modernas tecnologias do mundo e implantação de serviços para atuação frente às emergências de saúde pública na capital baiana. O Termo de Ajuste assinado à época se inicia justamente com esses simulados de mesa para prevenção e controle de surtos por doenças urbanas como a dengue, zika e chikungunya e também o vírus do Covid-19, que ainda circula entre a população”, pontuou Ana Paula Matos.

Na programação, além das apresentações simuladas em cenários diversos, haverá exposição da ferramenta de Avaliação Estratégica de Riscos sobre operacionalização de Centros de Operações de Emergência em Saúde (COE), avaliando a composição, estrutura, atuação, quando acionar, fluxos e processos; possibilidades metodológicas, dentre outras pautas estratégicas de operacionalização do Plano.

Veja também

Bolsonaro é aconselhado a indicar Michelle à Presidência para pressionar Tarcísio

Segundo a colunista Bela Megale, do O Globo, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi aconselhado …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas