A direção do Sindicato dos Rodoviários da Bahia informou, nesta quarta-feira (24), que parte da frota regular de coletivo da concessionária Ótima Transporte (OT) sairá da garagem com atrasos de até 4 horas na manhã de quinta-feira (25). O motivo é uma assembleia dos trabalhadores, que será realizada nesta madrugada em Salvador.
Segundo o sindicato, a assembleia tem o objetivo de debater os contínuos descumprimentos da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) por parte da concessionária.
A OT faz parte do sistema Integra e tem os ônibus verdes que atendem a vários bairros da capital baiana como a Pituba, Cajazeiras, Cabula e Itapuã.
Por causa da assembleia, a Secretaria de Mobilidade (Semob) informou que está montando um plano de contingência para minimizar os impactos do atraso na saída das garagens.
Ainda segundo o sindicato, situações de assédio moral e o descumprimento da CCT pela empresa tem deixado os trabalhadores em más condições dentro da empresa. A direção vai se reunir durante a madrugada de quinta para definir as garagens afetadas e o horário de encerramento da assembleia.
Por meio de nota, a Semob ressaltou que “este tipo de paralisação apenas causa transtornos aos usuários que necessitam do transporte público, e espera por uma conciliação entre os empresários e os rodoviários para evitar novos episódios”.
Com a alteração do horário de saída dos coletivos, parte da frota regular do sistema urbano vai ficar comprometida, implicando em atrasos dos ônibus em algumas linhas do eixo central da cidade.