A Prefeitura de Salvador, através da secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) inicia a vistoria de táxis, a partir desta segunda-feira (2). Os atendimentos acontecerão de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 16h30, na sede da Coordenadoria de Transportes Especiais (Cotae), na Avenida Vale dos Barris, ao lado do Estacionamento São Raimundo.
Para evitar aglomerações durante a realização da inspeção e dinamizar o atendimento, este ano é necessário fazer o agendamento prévio. A ação deve ser feita através do site www. agendamentomobilidade. salvador. ba. gov. br .
Para o processo, os motoristas deverão ter em mãos a documentação exigida, como carteira de identidade (RG), carteira de habilitação (CNH), certificado da última aferição, cartão de identificação, comprovante de residência, selo GNV, licenciamento atualizado e licença de veiculação do engenho de publicidade em táxi. Durante a inspeção serão observados os itens de padronização obrigatórios, como as faixas laterais e o número de alvará, além dos itens de segurança, higiene e conservação do veículo.
De acordo com o titular do Cotae, Clemilton Almeida, é imprescindível que os proprietários se atentem para realizar o agendamento da vistoria e que compareçam no período estipulado para o veículo, evitando aglomerações e transtornos. Além disso, o gestor destacou que este trabalho possibilita maior segurança para o cidadão, que tem a certeza de que está usando o serviço de um veículo monitorado pela Prefeitura.
Pendências e reprovações – Os veículos que forem reprovados durante a inspeção terão um prazo estabelecido de até 30 dias, a depender do caso, para que o proprietário o adeque às normas e retorne ao setor para nova vistoria. Caso o veículo não compareça dentro do prazo estipulado e seja flagrado pelos agentes da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) exercendo a atividade, o proprietário é notificado e penalizado, além de ser convocado a comparecer no Cotae a fim de prestar esclarecimentos.
Após aprovação na vistoria, as informações do veículo são lançadas no sistema da Transalvador e é liberado o alvará de circulação. O documento tem validade de um ano e os agentes de trânsito e transporte podem consultar a situação veicular via aplicativo antes mesmo de realizar uma abordagem direta ao condutor.