quarta-feira 22 de janeiro de 2025
Home / GERAL / Prefeitura de Ilhéus realiza cadastro dos artesãos
terça-feira 23 de julho de 2019 às 11:02h

Prefeitura de Ilhéus realiza cadastro dos artesãos

GERAL


Com apoio da prefeitura de Ilhéus, a Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), através da Coordenação do Fomento ao Artesanato, promove nesta segunda e terça-feira, dias 22 e 23, mutirão de cadastramento dos artesãos da cidade, no salão do Palácio Paranaguá, no centro. A ação acontece das 8h30min às 17h (primeiro dia) e das 8h30min às 12h30min (segundo dia), e conta com a articulação da Associação dos Criativos Hernani Sá e Secretaria da Cultura e do Turismo (Secult).

Para participar, os interessados devem apresentar foto 3X4; originais do RG e CPF; comprovante de residência; produtos prontos de cada técnica e um produto inacabado para finalização junto aos técnicos no ato do cadastramento. O cadastro dá direito a uma série de vantagens e incentivos, entre eles participação de feiras de artesanato nacionais e internacionais; acesso facilitado ao microcrédito; contribuição para a Previdência Social, na condição de autônomo; e emissão de notas fiscais, com a isenção do ICMS.

Entre outros benefícios, o ingresso ao Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro, com emissão da Carteira Nacional do Artesanato. Com o documento, o artesão vai poder participar de editais em todo o país. Durante os dias, uma banca formada por profissionais de Salvador estará avaliando as técnicas desenvolvidas pelos artesãos, condição para obter a carteira nacional de artesão. Tânia Mara Figueiredo é secretária da Associação dos Criativos Hernani Sá, “É necessário que cada artesão leve consigo os trabalhos de sua autoria”, orienta.

O coordenador estadual Antônio Almeida destaca Ilhéus como um polo atuante no setor. “Ela está inclusa em todas as categorias da arte, sendo um dos principais fatores de reconhecer o município um potencial artesanal. Na época do Instituto Mauá tínhamos uma grande relação, e agora, viemos retomar essa parceria”, argumenta. Almeida ressalta ainda o grande volume de produção. “Vemos coisas aqui que possui relevância para a cultura e preservação da memória do fazer artístico artesanal”, conclui.

Mestre Pizute é o atual presidente do Mercado de Artesanato de Ilhéus. Ele expressa que os artistas artesãos locais possuem características em raízes temática do artesanato brasileiro. “Sobretudo com a literatura de Jorge Amado, lavoura cacaueira, cerâmicas, peças da cultura nordestina, a exemplo de redes, bordados, chapéus de palha e até licores. A Bahia com envolvimento da capoeira e suas baianas, enfim, a presença do órgão aqui para realizar esta ação dar mais ânimo para continuar fazendo arte”, manifestou Pizute.

Veja também

Mais 139 médicos são convocados para atuar na rede municipal de saúde

Foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM) desta última terça-feira (8), a convocação de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!