segunda-feira 23 de dezembro de 2024
Home / GERAL / Prefeitura de Ilhéus e Embasa realizam audiência pública
segunda-feira 3 de junho de 2019 às 09:24h

Prefeitura de Ilhéus e Embasa realizam audiência pública

GERAL


A Prefeitura de Ilhéus e a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) realizaram na sexta-feira (31) uma audiência pública para apresentação e discussão da minuta do contrato de programa a ser assinado entre as partes, conforme decreto publicado no Diário Oficial. A audiência aconteceu no auditório do Centro Administrativo, visando recolher informações para o processo de contratação dos serviços, que prevê investimentos de R$ 110,71 milhões ao longo de 30 anos.

Anteriormente à audiência foi disponibilizado, por meio do site institucional da Prefeitura, um formulário para preenchimento. Nesse, foi permitido ao cidadão, dentro da observação dos serviços ofertados pela Embasa, prescrever sugestões e até mesmo reclamações. Vale ressaltar que as discussões no entorno do tema oferecem à população, espaço para o encaminhamento de suas opiniões e também a divulgação do contrato entre contratada (Embasa) e contratante (Prefeitura).

Frutos

O evento reuniu representantes da sociedade civil, da Embasa, vereadores e secretários municipais. Por sua vez, o prefeito Mário Alexandre comentou sobre a importância do debate entre a população e parabenizou os participantes pela contribuição através das sugestões e opiniões sobre um assunto tão relevante para a cidade. “As próximas gerações vão colher os frutos do que estamos tratando hoje. É uma política pública que vai ter impacto direto na vida de cada um”.

O engenheiro e consultor em saneamento da Embasa, Erick Fernandes explicou que a renovação contratual fortalece as relações, uma vez que, atualmente, “o Município está elaborando seu Plano Municipal de Saneamento Básico. Esse novo contrato vai alinhar os investimentos da empresa com o planejamento municipal, resultando em mecanismos que atendam, de fato, as reais necessidades da população com muito mais qualidade nos serviços”.

Já o vereador Ivo Evangelista defendeu a busca da segurança jurídica do processo. “Precisamos estar atentos quanto a este contrato, sobretudo, da segurança jurídica. É um contrato de trinta anos, não de trinta dias. Por isso, a Câmara e seus vereadores, tem o compromisso de fiscalizar, inclusive o conteúdo da minuta do contrato e seus aportes financeiros no Município de Ilhéus”, salientou.

O secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável, Bruno Miranda informou que atualmente o Município não tem contrato. “O que temos é um convênio de cooperação que obriga a Embasa a fornecer água e saneamento básico, porém, não diz as diretrizes que temos que seguir. Com o novo contrato, teremos mais segurança para o futuro, garantia da redução da tarifa e execução das estratégias de ampliação dos serviços”.

Veja também

Mais 139 médicos são convocados para atuar na rede municipal de saúde

Foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM) desta última terça-feira (8), a convocação de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!