Após concretizar a aquisição da estrutura que abrigava a antiga fábrica da Ford, em Camaçari, região metropolitana de Salvador, a BYD deve encarar um novo desafio em seu processo de implantação no estado, diz Donaldson Gomes, do Farol Econômico, do jornal Correio da Bahia. A empresa precisa de um porto para movimentar matérias primas e os produtos que vai fabricar por aqui. Mesmo tendo um acordo com a Bahia, que lhe concede benefícios fiscais para dar entrada em seus produtos pelo estado, a montadora está realizando as suas importações pelos portos de Vitória e Suape, no Espírito Santo e Pernambuco, respectivamente, porque as empresas terceirizadas pela BYD para a operação possuem acordos com os dois estados. “Se a Bahia oferecesse o benefício fiscal que os outros estados oferecem, certamente a empresa concentraria essa operação por aqui”, diz uma fonte a par das negociações. As estimativas informais são de que a montadora deve importar aproximadamente 100 mil veículos antes de começar a produzir por aqui.
E o porto da Ford?
Na cerimônia em que a venda da área para os chineses foi sacramentada, o governador Jerônimo Rodrigues mencionou ainda conforme a coluna Farol Econômico, que este é um dos assuntos que pretende tratar com os chineses. A princípio, o Terminal Portuário Miguel de Oliveira, da Ford, ficou de fora do acordo entre os chineses e a Bahia. No final do ano passado, a Infra SA anunciou que foi convidada pelo governo da Bahia para discutir o que fazer com o terminal. O trabalho irá apresentar as necessidades de investimentos no terminal portuário e uma avaliação do potencial de mercado do modelo proposto.