sexta-feira 19 de julho de 2024
Um funcionário municipal pulveriza contra o mosquito Aedes aegypti, vetor dos vírus dengue, zika e chikungunya, como medida preventiva na igreja Las Misericordias, na Cidade da Guatemala, em 30 de agosto de 2023 - Foto: AFP
Home / Mundo / MUNDO / Guatemala declara estado de alerta por dengue após óbitos e sete mil casos
quinta-feira 7 de março de 2024 às 16:33h

Guatemala declara estado de alerta por dengue após óbitos e sete mil casos

MUNDO, NOTÍCIAS


O governo da Guatemala declarou estado de alerta epidemiológico nacional nesta quinta-feira (7) para prevenir a dengue, que já causou três mortes e quase 7 mil casos este ano.

O alerta foi decretado devido “ao início da temporada em que aumenta a transmissão da dengue no país”, informou o Ministério da Saúde em nota.

Esta resolução “estabelece ações como a vigilância epidemiológica, para a qual ordena-se a aplicação de protocolos de detecção, notificação e registro de casos em hospitais e áreas de saúde”.

“Na Guatemala, até 17 de fevereiro, foram registrados 6.760 casos de dengue. Desse total, foram notificados 31 casos de dengue grave, dos quais há 3 mortes”, informou o ministério.

Segundo a nota, a incidência global de dengue cresceu consideravelmente nas últimas duas décadas e a América Latina é a região onde são registrados 80% dos casos no mundo todo.

No ano passado, a dengue causou 118 mortos e cerca de 65 mil casos na Guatemala, um recorde histórico que supera o de 2019, quando houve mais de 50 mil casos, segundo estatísticas oficiais.

A dengue é uma doença endêmica em áreas tropicais que causa febre alta, dores de cabeça, náuseas, vômitos, dores musculares e, nos casos mais graves, hemorragias que podem causar a morte.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou em abril de 2023 que a dengue e outras doenças transmitidas por mosquitos estão se espalhando cada vez mais devido à mudança climática.

Veja também

‘Eu digo a Haddad todo dia: Não se preocupe, as coisas vão dar certo’, afirma Lula

O presidente Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira (19), durante discurso em São José …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!