domingo 26 de maio de 2024
Foto: Divulgação/PF
Home / NOTÍCIAS / Polícia Federal e ABRANET formalizam acordo de prevenção a fraudes financeiras digitais
quarta-feira 15 de maio de 2024 às 14:06h

Polícia Federal e ABRANET formalizam acordo de prevenção a fraudes financeiras digitais

NOTÍCIAS


A Polícia Federal e a Associação Brasileira de Internet (ABRANET) assinaram, na última terça-feira (14), um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para unir esforços na prevenção a fraudes e combate a outros crimes financeiros no ambiente digital. A cerimônia de assinatura foi realizada na sede da Polícia Federal, em Brasília/DF.

O objetivo da iniciativa é avançar na cooperação relacionada a projetos e ações de enfrentamento a golpes e fraudes no ambiente cibernético, envolvendo contas mantidas por instituições financeiras e de pagamento associadas à ABRANET, além da participação da entidade na rede nacional de investigação desses crimes.

Os principais pontos do Acordo firmado são o apoio, adesão e integração das instituições em plataforma, hospedada na infraestrutura da Polícia Federal, que permitirá a troca de dados com as polícias civis de cada estado para que, com base nas informações encaminhadas pelas instituições financeiras e de pagamento, possam ser feitas investigações mais profundas.

Foto: Divulgação/PF

A cooperação para a promoção de projetos e ações de interesse comum no combate às fraudes financeiras eletrônicas ou digitais, além da criação de uma rede nacional de investigação e combate a fraudes são o grande norte da iniciativa.

Estiveram presentes na cerimônia de assinatura, o Diretor-Geral da Polícia Federal, Andrei Augusto Passos Rodrigues; o Diretor de Combate a Crimes Cibernéticos, Otavio Margonari Russo; o Coordenador-Geral de Combate a Crimes Cibernéticos, Valdemar Latance Neto; o Coordenador de Repressão a Fraudes Bancárias Eletrônicas, Erik Pereira de Siqueira; a Presidente da ABRANET e Diretora Regulatório Institucional do Grupo UOL/PagBank, Carol Elizabeth Conway; a Conselheira e Coordenadora do Comitê de Meios de Pagamento da ABRANET e Diretora de Risco e Compliance do PayPal Brasil, Mariana Freitas de Sousa Gregorin; Membro do Comitê de Meios de Pagamento da ABRANET e Gerente Regulatório Institucional do Grupo UOL/PagBank, Caroline Maciel; o Consultor da ABRANET e Sócio do VMCA, Silas Cardoso; e o Gerente Geral de Investigação e Inteligência do PagBank, Wilson Aparecido Ziglio Junior.

A ABRANET, fundada em 1996, representa empresas pioneiras e inovadoras em serviços nativos da Internet, especialmente pequenos provedores de acesso à Internet, provedores de conteúdo, plataformas, fintechs, paytechs e data centers. De abrangência nacional, conta com mais de 400 (quatrocentas) associadas, tendo atuado como uma das principais fontes técnicas do setor junto ao Poder Público, sociedade civil e mercado, em apoio à proteção de dados, empreendedorismo, inovação, concorrência, simplicidade e democratização do acesso a produtos e serviços digitais.

Veja também

A hipótese de que a humanidade é uma ‘Inteligência Artificial’ antiga

De narrativas religiosas a teorias científicas, os seres humanos têm procurado entender de onde viemos …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas