sexta-feira 3 de maio de 2024
Foto: Arquivo/Agência Brasil
Home / NOTÍCIAS / Polícia Civil investiga intoxicação alimentar de 50 crianças em escola pública
domingo 4 de setembro de 2022 às 13:53h

Polícia Civil investiga intoxicação alimentar de 50 crianças em escola pública

NOTÍCIAS


Cerca de 70 pessoas, incluindo aproximadamente 55 crianças e 15 funcionários, de uma mesma escola passaram mal e foram atendidos em um hospital após consumirem alimentos supostamente contaminados em uma unidade educacional infantil de Ladainha, cidade de cerca de 200 mil habitantes, no Vale do Mucuri, em Minas Gerais, nesse último sábado (3). Neste domingo (4), conforme o jornal O Tempo, quatro meninos e meninas seguem em observação médica.

Crianças precisaram aguardar na porta de hospital por atendimento devido à grande quantidade de doentes - Foto: Reprodução/ Redes sociais
Crianças precisaram aguardar na porta de hospital por atendimento devido à grande quantidade de doentes — Foto: Reprodução/ Redes sociais

De acordo com a Polícia Militar, professores informaram que o grupo de 70 pessoas deslocou-se de uma escola da zona rural do município em ônibus escolar para conhecer os pontos turísticos de Ladainha na manhã desse sábado. Após a rodada de visitas, alunos e funcionários receberam um almoço na cantina do Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei), localizado à rua Teresa Rodrigues Guimarães, no bairro Sagrado Coração de Jesus, por volta das 12h.

Azedo

Os educadores declararam à PM que foram servidos arroz com frango, feijão e salada, além de água e suco de abacaxi. Enquanto ingeriam os alimentos, alguns dos profissionais notaram um gosto azedo nos alimentos, sabor esse que teria sido mascarado pelo uso de um óleo semelhante a azeite. Por essa razão, algumas testemunhas relataram que decidiram não comer toda a refeição e largaram os pratos.O passeio teve andamento e, por volta das 13h, enquanto o grupo visitava uma usina hidrelétrica da cidade, dezenas de crianças e adultos começaram a sentir forte desconforto, com sintomas incluindo dores abdominais, náuseia e diarreia. Eles foram encaminhados para o Hospital Municipal Arthur Rausch.

À polícia, o responsável pela unidade médica declarou que, diante do número grande de pacientes, solicitou apoio de médicos e enfermeiros de cidades vizinhas, o que foi atendido. Segundo ele, todos os doentes receberam atendimento, incluindo professores, e “muitos” foram liberados no próprio sábado. Neste domingo, a direção do hospital afirmou que quatro crianças ainda seguem em observação, mas sem risco de morte.

Investigação

Conforme depoimento do médico de plantão à corporação, a suspeita era de gastroenterite aguda, ou seja, de uma infecção no estômago provavelmente causada por ingestão de alimentos contaminados. A perícia da Polícia Civil foi acionada. Amostras dos alimentos e das bebidas servidos foram coletados e enviados para análise da Delegacia de Plantão da cidade.

Em nota, a Polícia Civil explicou que instaurou inquérito para apurar as causas e as circunstâncias da intoxicação. “A investigação tramitará na Delegacia de Polícia Civil do município e mais informações serão repassadas em momento oportuno. Sobre o estado de saúde das vítimas, a PCMG não divulga”, disse.

A reportagem procurou a Prefeitura de Ladainha para obter mais informações, e aguarda retorno.

Veja também

Lula bate recorde em liberação de emendas em um único dia; 60% da verba da Saúde já é do Congresso

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) destinou mais de 60% do orçamento do Ministério …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas