sexta-feira 3 de maio de 2024
Foto: Reprodução/Catraca Livre
Home / NOTÍCIAS / “Polarização está afetando o mundo corporativo”, afirma executivo
terça-feira 27 de setembro de 2022 às 06:57h

“Polarização está afetando o mundo corporativo”, afirma executivo

NOTÍCIAS


O mentor de carreiras explica como a leitura pode mudar este cenário.

Conhecido pelos temas que aborda de forma descontraída e reflexiva em seu perfil no LinkedIn, o executivo Luciano Santos, que se tornou mentor de carreiras e Top Voice na plataforma corporativa, é também escritor e leitor. Formado em Letras, ele conta que lê de tudo e que o hábito “multiplica suas ideias por dois”. Inclusive, foi a partir da observação dos acontecimentos ao seu redor combinada ao conhecimento adquirido com os livros que ele percebeu a concretização de um cenário preocupante – o de comportamentos e ideias cada vez mais extremistas no ambiente de trabalho.

“Vivemos uma guerra de ideias fixas em um mundo super polarizado e inflexível, que faz as pessoas perderem muitas coisas. Sempre que desafiamos a crença de alguém, isso gera desconforto e até agressão, mesmo quando nos referimos a questões banais. Como mentor de carreiras, líder e escritor, quero expandir perspectivas. A gente precisa entender que existem vários caminhos e precisamos tentar – com muita delicadeza – criar flexibilidade, porque a polarização está afetando todas as áreas das nossas vidas, inclusive no cenário corporativo”, afirma.

Ele começou a ler na juventude, iniciado pelos clássicos na faculdade. Depois, leu livros de fantasia e passou a entrar em contato com cada vez mais estilos e autores diferentes. Hoje, se considera eclético quando o assunto é leitura.

A respeito das obras de desenvolvimento pessoal – muito abordadas em discussões de carreiras e temas corporativos – Luciano explica que o preconceito com esta categoria não é só sobre os livros, mas sobre alguns tipos de ideias. “Existe um tipo de auto-ajuda perigosa, que é totalmente fechada e guia o leitor em uma única perspectiva determinista. Tenho profundo desprezo por isso, porque nenhuma linha de pensamento é única. O bom livro de desenvolvimento pessoal revela realidades que já existem dentro de cada um, mas estão escondidas – ele não traz uma fórmula de sucesso, mas sim um mix de ingredientes para abrir caminhos”.

De acordo com Arthur Dambros, cofundador da Grow – clube de assinatura de livros focado em desenvolvimento pessoal, é importante seguir alguns passos para escolher bons materiais e aproveitar todo o potencial deles. “Existem conteúdos bons e ruins no mercado da literatura, assim como em qualquer outro segmento. Por isso, é importante filtrar antes de ler, fazendo uma pesquisa sobre quem escreveu o livro e quais são seus diferenciais e ensinamentos. Depois, praticar o hábito da leitura por, pelo menos, 15 minutos por dia, mas não de qualquer forma – precisa ser uma leitura atenta e crítica. O bom leitor é aquele que lê com atenção e reflete sobre o conteúdo antes de absorvê-lo. Por fim, é importante lembrar que conhecimento só é poder quando colocado em prática, ou seja, de nada adianta ler ótimos livros se os aprendizados não são aplicados na vida pessoal”, comenta o executivo.

Luciano Santos finaliza explicando como o hábito da leitura ajuda a flexibilizar as ideias, tornando os pensamentos e atitudes menos extremistas. “Uma das coisas que os livros nos fazem enxergar é como tudo está conectado – coisas simples do dia a dia podem ter total relação com o trabalho, os estudos, a família etc. Isso abre a mente! Nos últimos anos, acabei lendo pouco por causa da rotina, mas agora estou retomando o contato com os livros, porque isso me faz muito bem”.

Sobre Luciano Santos

Luciano Santos é escritor e autor do livro “Seja Egoísta com a sua carreira”, mentor de carreiras, produtor de conteúdo e palestrante. Tem +23 anos de experiência executiva no meio digital, tendo passado por empresas como Google, UOL e Facebook. Ele escreve diariamente sobre educação corporativa e mundo do trabalho, responde perguntas de seus leitores no LinkedIn e Instagram com o perfil @lucianoresponde, alimenta um canal de vídeos no YouTube e possui uma coluna mensal na revista HSM chamada Divã Corporativo. Também ministra aulas na Escola Conquer, além de realizar palestras para empresas e instituições.

Veja também

Agronegócio foi responsável por mais da metade das exportações da Bahia

No primeiro trimestre de 2024, a balança comercial da Bahia obteve um incremento significativo na …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas