quarta-feira 8 de maio de 2024
Onyx e Leite: Rio Grande do Sul nunca reelegeu um governador desde a redemocratização. (Divulgação/Onyx: Romério Cunha / Divulgação / Leite: Tiago Coelho/Bloomberg via Getty Images)
Home / DESTAQUE / Pesquisa EXAME/IDEIA: Onyx tem 25% e Eduardo Leite 20% no Rio Grande do Sul
quinta-feira 16 de junho de 2022 às 13:16h

Pesquisa EXAME/IDEIA: Onyx tem 25% e Eduardo Leite 20% no Rio Grande do Sul

DESTAQUE, NOTÍCIAS, POLÍTICA


A quatro meses da eleição, a disputa ao governo do Rio Grande do Sul traz uma indefinição de quem estaria no primeiro lugar de um eventual primeiro turno. De acordo com a pesquisa eleitoral EXAME/IDEIA divulgada nesta quinta-feira (16) o ex-ministro e deputado federal Onyx Lorenzoni (PL) aparece com 25% das intenções de voto, seguido do ex-governador Eduardo Leite (PSDB), com 20%.

Os números são de uma pergunta estimulada, em que os nomes são apresentados previamente aos entrevistados. Considerando a margem de erro, que é de três pontos percentuais para mais ou para menos, o cenário é de empate.

A mesma situação ocorre com Beto Albuquerque (PSB) e Edegar Pretto (PT). Os dois têm 11% das intenções de voto dos gaúchos. Luiz Carlos Heinze (PP) tem 7%, Pedro Ruas (PSOL), 5%, e Roberto Argenta (PSC), 2%. Brancos e nulos somam 10%, mesmo números do que dizem que ainda não sabem.

Para a pesquisa, foram ouvidas 1.000 pessoas do estado do Rio Grande do Sul entre os dias 10 e 15 de junho. As entrevistas foram feitas por telefone, com ligações tanto para fixos residenciais quanto para celulares. A sondagem foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número RS-04825/2022. A EXAME/IDEIA é um projeto que une EXAME e o IDEIA, instituto de pesquisa especializado em opinião pública.

 

Veja também

A nova pesquisa do PL com Lula, Michelle e Tarcísio na disputa pela Presidência

Segundo Bela Megale, colunista do jornal O Globo, o PL contratou uma nova pesquisa que …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas