domingo 28 de abril de 2024
Home / POLÍTICA / Penitenciárias de Moro não terão carcereiros nem policiais vigiando
segunda-feira 7 de outubro de 2019 às 11:27h

Penitenciárias de Moro não terão carcereiros nem policiais vigiando

POLÍTICA


O novo modelo de penitenciárias federais que será adotado por Sergio Moro não tem carcereiros nem policiais vigiando os presidiários. Nestas penitenciárias, os próprios detentos é que carregam as chaves das celas e cuidam da disciplina interna e externa. É um método humanizado de recuperação.

Resolução do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária recomenda ao Departamento Penitenciário Nacional (Depen) que, na aplicação dos recursos federais, proporcione meios de apoio financeiro para os projetos de construção, reforma, aparelhamento e aprimoramento de serviços penais dos presídios que adotem o método da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac).

As unidades da Apac adotam um método humanizado de recuperação, com acesso a oficinas, hortas, trabalhos manuais e artesanais, além de diversos cursos profissionalizantes. Os presos acessam computadores com internet, para cursos à distância. As Apacs têm alguns dos menores índices de reincidência, apesar da alta periculosidade dos detentos.

O método da Apac já recebeu presos famosos, como o publicitário Marcos Valério, do mensalão, e o goleiro Bruno, do Flamengo. Em 2017, Bruno foi fotografado pela revista Veja segurando a chave da própria cela no presídio da APAC em Santa Luzia, na região metropolitana de Belo Horizonte.

Veja também

Pacheco diz que regulamentação da reforma tributária será aprovada este ano, mesmo com eleição

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou nesta última quarta-feira (24) que a regulamentação …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas