Tropas da 16ª Brigada de Infantaria de Selva apreenderam 544 kg de drogas do tipo skunk, em uma operação de vigilância e patrulha de fronteiras na última semana. A ação foi empreendida pelo 3º Pelotão Especial de Fronteira, sediado em Vila Bitencourt (AM), no escopo da Operação Ágata.
A atuação da Brigada das Missões na região amazônica é fundamental para garantir a segurança nas fronteiras, bem como prevenir crimes ambientais e o narcotráfico.
Operação Ágata
Coordenada pelo Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, a Operação Ágata é uma ação de grande escala pata fortalecer a segurança dos quase 17 mil quilômetros de fronteiras terrestres do Brasil. A iniciativa é parte do Plano Estratégico de Fronteiras, criado para prevenir e reprimir a ação de criminosos na divisa do Brasil com dez países sul-americanos.
As ações abrangem a vigilância do espaço aéreo e patrulhas e inspeções terrestres e fluviais para combater o tráfico de drogas e de armas, contrabando, crimes ambientais e garimpo ilegal.
A Operação envolve 12 ministérios e 20 agências governamentais. Além das Forças Armadas, participam do esforço a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Força Nacional de Segurança Pública, Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Ibama, Funai, Receita Federal e órgãos de segurança dos estados das regiões de fronteira.