sexta-feira 22 de novembro de 2024
Foto: TSE
Home / NOTÍCIAS / Partidos de 3ª via estudam propor novo modelo de votação contra polarização
sexta-feira 2 de julho de 2021 às 18:32h

Partidos de 3ª via estudam propor novo modelo de votação contra polarização

NOTÍCIAS


A presidente do Podemos, Renata Abreu, lançou conforme a revista Veja, uma ideia audaciosa no grupo de partidos que tenta viabilizar um nome para encarnar a terceira via nas eleições do ano que vem. Relatora do projeto de reforma eleitoral na Câmara, a deputada quer angariar apoio para emplacar a proposta de “voto preferencial” já em 2022, que poderia evitar um segundo turno entre Lula e Bolsonaro.

Já utilizado em outros países, o sistema faria com que os eleitores elencassem os seus candidatos favoritos, do melhor para o pior. Se um deles aparecer em 1º lugar no ranking em mais de 50% dos votos, estará eleito, como já ocorre hoje. Caso isso não aconteça, as segundas escolhas de quem optou pelo menos votado seriam consideradas, e assim por diante.

A ideia é eliminar a ideia do “voto útil”, que favorece a polarização. Batizado em inglês de “ranked-choice voting” (votação por escolha ranqueada), o sistema foi utilizado pela primeira vez na cidade de Nova York nas eleições municipais realizadas no mês passado.

Com representantes de sete partidos, o grupo se reuniu pela primeira vez no último dia 16 de junho. A próxima reunião deve ocorrer na quarta-feira que vem.

Em tempo: um dos integrantes do grupo, batizado no WhatsApp de Centro Equilíbrio, o pré-candidato ao Planalto pelo DEM, Mandetta esteve em Brasília na quarta-feira para bater um papo com o senador Alessandro Vieira, um dos destaques da CPI da Pandemia. O assunto da conversa foi a tentativa de terceira via.

Vieira, por sinal, se encontrou na semana anterior com outro presidenciável, o governador gaúcho Eduardo Leite — e com o apresentador Luciano Huck, que já desistiu do páreo.

Veja também

Bolsonaro pode ser preso após indiciamento? Entenda os próximos passos do processo

Jair Bolsonaro (PL) foi indiciado pela Polícia Federal nesta quinta-feira (21) pelos crimes de abolição …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!