sexta-feira 26 de abril de 2024
Home / JUSTIÇA / Partido vai à Justiça contra acordo entre Embraer e Boeing
quinta-feira 10 de janeiro de 2019 às 11:33h

Partido vai à Justiça contra acordo entre Embraer e Boeing

JUSTIÇA


O PDT deu entrada na quarta-feira, 9,  em uma ação civil pública na Justiça Federal em Brasília para suspender a venda da divisão comercial da Embraer para a Boeing, citando risco à soberania nacional.

A legenda defende que o acordo acertado pela Embraer com a Boeing no final do ano passado seja analisado pelo Congresso Nacional e pelo Conselho de Defesa Nacional.

Em nota, o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, afirmou que a união das empresas “coloca em risco a soberania nacional, porque prevê, entre outras medidas, a completa transferência de tecnologias fundamentais para segurança nacional.”

O negócio já foi alvo de outras ações. Em dezembro do ano passado, a Justiça de São Paulo concedeu uma liminar a um grupo de deputados do PT que questionavam o negócio, questionando também a soberania nacional. A decisão foi derrubada pelo Tribunal Regional Federal da  Tribunal Regional Federal da 3ª região (TRF3) a pedido da Advocacia-Geral da União (AGU).

Negociações

O acordo em andamento entre as duas companhias prevê a criação de uma nova companhia, uma joint venture, no termo do mercado, na qual a Boeing teria 80% e a Embraer, 20%. Caberia à Boeing a atividade comercial, não absorvendo as atividades relacionadas a aeronaves para segurança nacional e jatos executivos, que continuariam somente com a Embraer.

Hoje o governo brasileiro tem uma participação qualificada na empresa, por meio de golden share, uma ação especial que dá mais controle ao seu proprietário.

Veja também

Zanin será relator de ação do governo contra desoneração

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Cristiano Zanin será o relator da ação na …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas