quarta-feira 19 de junho de 2024
Foto: Reprodução/União Brasil
Home / NOTÍCIAS / Partido de esquerda declara apoio à candidatura de Elmar Nascimento a presidente da Câmara
quarta-feira 29 de maio de 2024 às 19:51h

Partido de esquerda declara apoio à candidatura de Elmar Nascimento a presidente da Câmara

NOTÍCIAS


O PSB, sigla do vice-presidente Geraldo Alckmin, vai apoiar o deputado federal Elmar Nascimento (União) à presidência da Câmara, registra O Estadão.

O PSB é o primeiro partido de esquerda a declarar apoio a Elmar Nascimento.

O acordo envolve uma contrapartida do União Brasil nas eleições de Pernambuco, um dos principais redutos do PSB.

Oficialmente, a única aliança confirmada é a entrada do União Brasil na pré-campanha à reeleição do prefeito do Recife, João Campos (PSB). O PT do presidente Luiz Inácio Lula da Silva tenta a vice da chapa. No entanto, o grande interesse do PSB é já pavimentar a parceria com a outra legenda em uma eventual candidatura de Campos ao governo de Pernambuco, em 2026, cenário considerado muito provável.

Em troca, o PSB vai apoiar Elmar Nascimento ao comando da Câmara e também cargos de destaque na Mesa Diretora, se o deputado federal for consagrado como novo presidente da Casa. Com apenas 14 deputados, a sigla de Alckmin tem ficado para trás nas relatorias e presidências de comissões.

A dobradinha entra em rota de colisão com os planos do Palácio do Planalto, que prefere o líder do PSD, Antonio Brito, como sucessor de Arthur Lira (PP-AL).

O sertão pernambucano é a base eleitoral da família Coelho, atualmente filiada ao União Brasil, enquanto o agreste é reduto da atual governadora Raquel Lyra (PSDB), que deve tentar um novo mandato.

Miguel Coelho (União), hoje aliado de João Campos, foi prefeito de Petrolina e fez seu sucessor na cidade considerada a “capital do Sertão”. Ele concorreu ao governo em 2022, quando recebeu 18,04% dos votos. Seu irmão, Fernando Filho (União), é deputado federal e foi ministro de Minas e Energia no governo Michel Temer. O pai dos políticos, Fernando Bezerra Coelho, ex-senador pelo MDB, continua tendo influência na política da região.

Veja também

Arthur Lira anuncia comissão para discutir PL sobre aborto no segundo semestre

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou na noite desta terça-feira (18) …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!