segunda-feira 17 de junho de 2024
Foto: Divulgação
Home / JUSTIÇA / Controladoria-Geral da União lança Plano de Dados Abertos 2024-2026
quarta-feira 29 de maio de 2024 às 19:46h

Controladoria-Geral da União lança Plano de Dados Abertos 2024-2026

JUSTIÇA, NOTÍCIAS


A Controladoria-Geral da União (CGU) anuncia, nesta terça-feira (28), a publicação do seu mais recente Plano de Dados Abertos (PDA) para o biênio 2024-2026.  O documento, que contou com a colaboração de todas as áreas do órgão, reflete o compromisso contínuo da CGU com a transparência, a eficiência governamental e o estímulo ao controle social e ao desenvolvimento de novas tecnologias.

>> Acesse o novo Plano de Dados Abertos da CGU

>> Conheça a seção de Dados Abertos da CGU

A quarta edição do PDA da CGU prevê a abertura de quatro novas bases de dados, as quais foram priorizadas a partir da participação da sociedade em consulta pública realizada no ano passado. Todas estão em conformidade com a diretrizes da Política de Dados Abertos do Executivo Federal.

  • Sistema de Transparência Ativa (STA) :

    Dados sobre as avaliações de cumprimento das obrigações legais de transparência ativa pelos órgãos e entidades do Poder Executivo Federal.

  • Monitoramento de Programas de Integridade em Acordos de Leniência:

    Informações sobre o monitoramento de programas de integridade de empresas que celebraram acordos de leniência com a CGU.

  • Conecte-se:
    Lista de organizações da sociedade civil envolvidas em atividades de incidência em políticas públicas.
  • Empresa Pró-Ética – Estatísticas :

    Informações estatísticas das edições do Pró-Ética de diferentes anos.

Segundo a secretária de Integridade Pública, Izabela Correa, o principal objetivo do PDA 2024-2026 é promover a abertura de dados da CGU, aumentando a disseminação de informações de interesse público, aprimorando a qualidade dos dados disponibilizados para consulta popular. “Isso significa mais transparência, mais participação social e mais integridade”, completou.

A implementação do PDA será monitorada pela Coordenação-Geral de Transparência Ativa e Dados Abertos (CGDAT/DGAT/SIP), que verificará a conformidade dos dados publicados com os padrões estabelecidos. Além disso, a CGU promoverá a comunicação interna e externa sobre as ações do plano, garantindo a participação social e a melhoria contínua da qualidade dos dados.

Dados Abertos

A política de dados abertos, instituída pelo Decreto nº 8.777/2016, é um marco fundamental para a transparência e o acesso à informação no Brasil. Através do PDA, a CGU reforça seu papel na promoção da transparência governamental, facilitando o acesso dos cidadãos a informações relevantes e fomentando o desenvolvimento de novas tecnologias e negócios.

Veja também

Soldados russos continuam matando ao voltar da Ucrânia

Muitos militares que retornam do front apresentam sinais de estresse pós-traumático. Problema pode impactar sociedade …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!