quinta-feira 2 de maio de 2024
Foto: Paulo Mocofya/Agência AL-BA
Home / POLÍTICA / Parlamentares lamentam ma AL-BA morte de Cypa Perla Wagner
sábado 18 de abril de 2020 às 11:38h

Parlamentares lamentam ma AL-BA morte de Cypa Perla Wagner

POLÍTICA


O falecimento de Cypa Perla Wagner, 96 anos, consternou parlamentares na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). Conhecida como Paulina, Cypa é mãe do senador Jaques Wagner, que recebeu votos de pesar dos legisladores baianos.

O presidente da ALBA, deputado Nelson Leal (PP), apresentou uma moção na Casa lamentando a morte de Cypa e se solidarizando com Wagner e demais familiares. “Há certas dores que somos obrigados a passar nessa vida, ou mesmo amigos muito próximos, que, embora inevitáveis senti-las em algum instante de nossa existência, mas que por serem tão dilacerantes, só mesmo recorrendo à virtuose dos grandes poetas, que com sua arte de brincar com as palavras, nos conforta nessas horas tão difíceis”, disse.

Leal citou o poema “Para Sempre” do escritor mineiro da cidade de Itabira, Carlos Drummond de Andrade, para transmitir conforto ao ex-governador Jaques Wagner: “Por que Deus permite que as mães vão-se embora? Mãe não tem limite, é tempo sem hora, luz que não se apaga. Mãe, na sua graça, é eternidade’’. Em seguida, o presidente afirmou que estas “são as palavras mais sábias e apropriadas que poderia encontrar nesta hora para tentar confortar e mitigar a dor do amigo Wagner, o Galego, como o chama o ex-presidente Lula”.

Cypa Perla Wagner não resistiu às complicações decorrentes de uma insuficiência renal e faleceu na cidade do Rio de Janeiro. “Dona Paulina, como era carinhosamente chamada por quem teve o prazer de conhecê-la, era judia polonesa. Migrou para o Brasil para fugir dos horrores do nazismo, que tanto perseguiu judeus, comunistas e ciganos, assim como o homem que mais tarde veio a se casar, o senhor Joseph Wagner. Os dois se conheceram no Rio de Janeiro, cidade natal do nosso amigo Jaques Wagner”, contextualizou Nelson Leal.

Resiliência e amor

O deputado Alex Lima (PSB), primeiro vice-presidente do Legislativo baiano, também manifestou pesar pela morte da mãe do senador Jaques Wagner. “Os pais, sem dúvidas, são os pilares de uma família. Nas mães encontramos força, coragem, resiliência e tudo que significa amor. Diante disso, com tristeza, recebemos a notícia do falecimento de senhora Cypa Perla Wagner. Uma mulher forte, que passou com bravura por grandes batalhas. O momento é de tristeza, mas no coração ficam guardadas as boas lembranças e memórias. É através da dor que nos fortalecemos e nos unimos ainda mais. Por isso, quero prestar minha solidariedade aos familiares, especialmente ao senador Wagner”, afirmou Lima.

Harmonia

Líder da bancada do PT na ALBA, o deputado Marcelino Galo se solidarizou com o companheiro de partido, Jaques Wagner, pela morte de Paulina. No documento, Galo rememorou a trajetória da família desde a Polônia até a instalação no Brasil. “Cypa Wagner tinha 96 anos feitos no dia 8 de fevereiro de 2020 e foi sempre a luz da harmonia e da agregação de toda a família. Acolhia todo mundo e tinha profundo respeito por cada pessoa, qualquer que fosse sua origem. Uma pessoa exemplar e amorosa. Deixa uma saudade gigante e um exemplo para todos que tiveram a benção de compartilhar a vida com ela. Minha solidariedade a toda família”, descreveu o líder petista.

História

O deputado Roberto Carlos (PDT), vice-líder da bancada do governo na ALBA, manifestou profundo pesar pela morte de Cypa Perla Wagner. O pedetista também destacou a história da família do senador Jaques Wagner até chegar ao Brasil na fuga da ameaça nazista. “Aos familiares, em especial ao amigo senador Jaques Wagner, manifesto meu profundo pesar”, reiterou o parlamentar.

Veja também

Padilha diz achar natural ação da Fazenda e AGU no STF, e também reação do Parlamento

O ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, buscou minimizar o embate protagonizado entre o Congresso …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas