quinta-feira 16 de maio de 2024
Foto: Reprodução
Home / JUSTIÇA / Para ministro do STF, ‘bloquear fake news com a Justiça é fantasia’
domingo 29 de dezembro de 2019 às 17:30h

Para ministro do STF, ‘bloquear fake news com a Justiça é fantasia’

JUSTIÇA, NOTÍCIAS


Na visão do vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, existe risco de censura caso se tente combater a disseminação das chamadas “fake news” através de medidas judiciais. Barroso acredita que não há meios materiais nem recursos humanos que consigam enfrentar o problema “na velocidade necessária”.

Em entrevista ao Estadão, Barroso chegou a comparar o enfrentamento da desinformação ao trabalho de Sísifo, figura da mitologia grega condenada a empurrar uma pedra até o lugar mais alto da montanha para vê-la, de novo, rolar para baixo.

A avaliação do ministro é de que a Justiça Eleitoral sozinha não resolve o problema. Ele acredita que depende de parcerias com as plataformas da internet para combater as notícias falsas.

“A gente até pode conseguir tirar aqui e ali, por decisão judicial, informações inverídicas, mas há dois problemas”, disse o ministro ao Estadão. “Primeiro, o risco onipresente de censura, que se deve evitar. E, segundo, não há meios materiais nem recursos humanos que consigam correr atrás na velocidade necessária. Portanto, não se deve criar a fantasia de que, por decisão judicial, se bloqueiam fake news”, explicou.

Veja também

China economiza bilhões de dólares comprando petróleo iraniano

As exportações de petróleo do Irã atingiram no início de 2024 seu nível mais alto dos últimos …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas