segunda-feira 6 de maio de 2024
Entendimento entre os parlamentares permitiu ainda retirada da pauta do projeto que trata da pensão destinada aos policiais militares Foto: AscomALBA/AgênciaALBA
Home / DESTAQUE / Oposição na AL-BA tem disputa pelo comando de bancada
quinta-feira 8 de dezembro de 2022 às 06:01h

Oposição na AL-BA tem disputa pelo comando de bancada

DESTAQUE, NOTÍCIAS, POLÍTICA


O deputado estadual Sandro Régis (União Brasil) já anunciou que deve deixar a liderança da bancada de Oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) na próxima legislatura. Com isso, segundo Henrique Brinco, do jornal Tribuna, criou-se uma disputa velada interna entre os parlamentares para saber quem vai ser o novo cabeça. O posto é importante, diz Brinco, já que o líder oposicionista representa parte do colegiado e tem bastante visibilidade, além de algumas benesses.

O nome mais forte até o momento é o do deputado estadual Alan Sanches (União Brasil). O parlamentar tem se destacado bastante nos últimos meses, além de ser aliado forte do grupo de ACM Neto (União Brasil). Em segundo, aparece o nome de Samuel Júnior (Republicanos). O parlamentar, inclusive, deu um parecer negativo recentemente sobre as contas do governador Rui Costa (PT).

Sanches, por sua vez, nega que tenha sido cotado. ”Fizemos uma reunião na semana passada com os dez deputados do União Brasil e surgiu essa conversa, mas, também no próprio União Brasil, nós temos o deputado Robinho e eu. E temos fora do União Brasil o deputado Tiago Correia e Samuel. Essa foi a discussão, mas não houve afunilamento em nenhuma conversa nesse sentido”, afirmou.

O parlamentar disse ainda que não conversou com nenhum partido e nem com o prefeito de Salvador, Bruno Reis. “Temos aí vários deputados que podem ocupar essa liderança e eu não serei impedimento para absolutamente nenhum deles. Temos que ter um líder e o líder vai ser escolhido. E eu tenho certeza que [ele] fará um trabalho”, completou.

Outros dois cotados são os deputados Robinho (União Brasil) e Tiago Correia (PSDB). O primeiro estava na base de Rui e migrou para o campo de ACM Neto no meio da pré-campanha. Já Tiago é cotado para comandar a Secretaria de Educação de Salvador.

Contas do Estado

A Bahia teve investimento recorde de R$ 7 bilhões até o mês de outubro, apontam dados do Tesouro Nacional apresentados pelo secretário da Fazenda estadual, Manuel Vitório da Silva Filho, na manhã de ontem, em audiência pública da Comissão de Finanças, Orçamento, Fiscalização e Controle da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), realizada para avaliação das metas fiscais do Governo do Estado referentes ao 2º Quadrimestre deste ano.

Os números apresentados por Vitório mostram que a Bahia está em primeiro lugar em investimento no Brasil, levando-se em consideração o tamanho da receita. Entre janeiro e agosto de 2022, o governo baiano destinou 15% de suas receitas totais para investimento, maior índice do país entre os estados, de acordo com o Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO), que acaba de ser publicado pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN).

Veja também

Senado terá comissão temporária para acompanhar crise no RS

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), anunciou a criação de uma comissão para acompanhar …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas