segunda-feira 13 de maio de 2024
Marcos Pereira, do Republicanos, se movimenta para disputar a presidência da Câmara em 2025 — Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados
Home / DESTAQUE / Oponentes de Elmar na sucessão de Lira na Câmara também terão barreiras a vencer
domingo 6 de agosto de 2023 às 14:54h

Oponentes de Elmar na sucessão de Lira na Câmara também terão barreiras a vencer

DESTAQUE, NOTÍCIAS, POLÍTICA


O deputado federal pela Bahia, Elmar Nascimento (União Brasil) não é o único postulante à presidência da Câmara pós-Arthur Lira (PP-AL) com resistências a superar até 2025. Marcos Pereira, do Republicanos, Antônio Brito, do PSD, e Isnaldo Bulhões, do MDB, já se movimentam segundo Thiago Prado, do jornal O Globo, na busca também pela cadeira da presidência do legislativo, acreditando que o PT aprendeu a lição com a derrota para Eduardo Cunha em 2015 e não lançará um nome do partido para a disputa.

Considerado o maior oponente de Elmar até agora, Pereira, hoje na vice-presidência da Câmara, é visto pelo Planalto com desconfiança, diz a publicação. O deputado é bispo licenciado da Igreja Universal do Reino de Deus, que segue usando o seu jornal para fazer duras críticas ao governo Lula a despeito de o Republicanos estar prestes a ganhar um ministério na Esplanada com o deputado Silvio Costa Filho. Além disso, Pereira abriga em seu partido relevantes quadros da direita brasileira como o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas; os senadores Hamilton Mourão e Damares Alves; e o vereador Carlos Bolsonaro.

O presidente do Republicanos sequer consegue unir o segmento evangélico. Caso seja candidato, o deputado Sóstenes Cavalcante, do PL, garante que apoiará um outro nome para rachar a bancada das igrejas. Sóstenes é ligado ao pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, rival do bispo Edir Macedo, fundador da Universal, de Pereira.

Antônio Brito e Isnaldo lidam com a barreira Lira. O primeiro, baiano, é muito querido no Congresso e no Planalto, mas uma vitória sua seria considerada um triunfo do ex-prefeito de São Paulo e presidente do PSD, Gilberto Kassab. Lira e seu entorno se incomodam com o crescimento de Kassab e seus pés em várias canoas — é homem forte do governo Tarcísio ao mesmo tempo que seu partido tem três ministérios. “Se acha mais esperto que os outros”, criticam os aliados do presidente da Câmara. Já Isnaldo tem na política alagoana seu principal calcanhar de aquiles. O deputado é aliado do senador Renan Calheiros, inimigo declarado de Lira.

Correndo por fora dos favoritos e de excelente relação com o presidente da Câmara, Felipe Carreras, do PSB pernambucano, pode ser uma surpresa após liderar, no primeiro semestre, o bloco de partidos do Centrão na Câmara. O protagonismo recente também tem feito a sua vida ser mais investigada. Ontem, o jornal “Folha de S.Paulo” trouxe a informação de que sites de apostas, alvos da CPI em que ele é relator, patrocinaram eventos de uma produtora da qual ele é sócio. Elmar Nascimento, Marcos Pereira, Antônio Brito e Isnaldo Bulhões certamente passarão pelo mesmo “pente-fino” até 2025.

Elmar enfrenta resistência de petistas da Bahia como Rui Costa e Jaques Wagner

Veja também

Especialistas confirmam que inteligência artificial já é capaz de enganar humanos

Novo artigo científico aponta preocupação sobre habilidade de enganação dos sistemas de IA Embora os …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas