segunda-feira 20 de maio de 2024
Foto: Reprodução
Home / POLÍTICA / O líder que esboça o projeto de poder do DEM
domingo 14 de julho de 2019 às 07:16h

O líder que esboça o projeto de poder do DEM

POLÍTICA


O jornal Estado de SP publicou neste domingo (14) sobre como são altos os sonhos do partido Democratas para 2022 na cabeça do seu líder na Câmara, o deputado baiano Elmar Nascimento, advogado de 48 anos, desde os 26 na política, agora no segundo mandato federal.

“Nós temos o mais jovem, o mais preparado, o mais qualificado quadro do Brasil, que é o ACM Neto (prefeito de Salvador e presidente nacional do DEM)”, disse ele ao Estado durante entrevista em seu gabinete de líder na tarde-noite do último dia 1.º, segunda.

“O Neto tem se encontrado quase que quinzenalmente com o Luciano Huck”, contou. “Não sei o que eles estão conversando, mas o Neto pode ser candidato a governador ou a presidente, o que quiser; o partido está fechado com ele.” Para o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, igualmente do DEM, Elmar Nascimento projeta o governo do Rio, em dobradinha com o também democrata Eduardo Paes, antevisto como candidato a prefeito em 2020. “O Rodrigo é uma grande liderança, tem maturidade, convive bem aqui no Parlamento, mas isso aqui é um limbo e tem que tomar cuidado para não ser absorvido por ele”, disse o líder dos 30 deputados que formam a sétima bancada da Câmara.

“O mundo real está lá fora – e o Neto tem essa capacidade de enxergar o mundo lá fora. Ele tem uma facilidade de se comunicar com as massas, um carisma, que eu só vejo um outro igual, o Lula.” O governador e o vice-governador de São Paulo também entraram na futurologia do parlamentar que já acumula sete mandatos – dois de vereador, na Campo Formoso natal, terra das esmeraldas e das cavernas, três na Assembleia Legislativa da Bahia e dois de deputado federal. “Fazendo ou não um grande governo, o (João) Doria está muito determinado a ser candidato a presidente – o que fará o DEM, com Rodrigo Garcia, assumir o governo de São Paulo”, previu.

“Ele é muito perspicaz, capacitado, dedicado, terá uma influência, e é projeto nosso que vá para uma reeleição.” A bola de cristal de Elmar Nascimento tem espaço para mais correligionários do DEM: o senador Rodrigo Pacheco, por exemplo, está de olho no governo de Minas; Mendonça Filho, ex-ministro da Educação, não reeleito, no de Pernambuco; Davi Alcolumbre, presidente do Senado, no governo do Acre… “O Democratas se renovou, tem uma turma jovem e competente”, disse. Para ele mesmo, não escondeu o jogo: “Meu sonho é ser presidente da Câmara”. Pode ser na sucessão de Rodrigo Maia, se para tal for ungido, pode ser mais tarde. “Vou trabalhar para isso”, afirmou. Elmar Nascimento é um braço forte, na Câmara, dessa “coisa do mal” chamada Centrão, para usar a ironia recente de Rodrigo Maia. “O Centrão não existe nos termos pejorativos que o adversário ou até a imprensa às vezes afirmam”, disse o deputado.

Veja também

Acordo sobre desoneração será levado adiante por meio de projeto de lei, e não mais via STF

O acordo em torno da desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas