sábado 4 de maio de 2024
Foto: Antonio Queirós
Home / JUSTIÇA / Nunes Marques retira julgamento da eleição da Câmara de Salvador do plenário virtual
quarta-feira 14 de dezembro de 2022 às 06:53h

Nunes Marques retira julgamento da eleição da Câmara de Salvador do plenário virtual

JUSTIÇA, NOTÍCIAS


Ministro-relator da Arguição De Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) que julga a validade da eleição para a presidência da Câmara de Salvador, Nunes Marques colocou em destaque segundo o portal Bahia Notícias, a ação e retirou do plenário virtual a apreciação da matéria no Supremo Tribunal Federal (STF). Agora, o julgamento, que tinha como prazo o dia 16 de dezembro, deve ser suspenso para uma nova votação presencial – ainda sem aparecer na pauta da Corte.

No final de setembro, o ministro concedeu liminar para suspender a recondução de Geraldo Jr. (MDB) ao posto, porém um pedido de vista de Gilmar Mendes impediu que os ministros referendassem ou não a decisão. No último dia 9, Mendes abriu divergência e manteve a legalidade da eleição, gerando um impasse sobre o tema. Nenhum outro membro da Suprema Corte chegou a votar.

Em 29 de março, Geraldo Jr. alterou o Regimento Interno da Câmara e a Lei Orgânica do Município (LOM) para permitir uma segunda recondução na presidência do Legislativo soteropolitano a partir de 1º de janeiro de 2023. O União Brasil, partido do prefeito Bruno Reis, foi então ao STF questionar a legalidade da eleição e, até o momento, não há uma definição formal sobre o futuro do episódio.

Veja também

PRD fecha apoio a Débora Régis em Lauro de Freitas e pré-candidata reúne toda oposição

O PRD deixou a base da prefeita Moema Gramacho (PT) e vai apoiar a candidatura …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas