
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, chamou o Brasil de “um pequeno país” ao recordar sua presença na posse do ex-presidente Jair Bolsonaro, em janeiro de 2019. Durante uma cerimônia em Jerusalém, na quarta-feira (14), o líder israelense sugeriu que poderá retornar ao país caso Flávio Bolsonaro (PL-RJ) seja eleito presidente.
A declaração ocorreu durante a inauguração da embaixada da Colômbia em Jerusalém. Ao relembrar viagens pela América Latina ao lado da mulher, Sara Netanyahu, o premiê mencionou a visita ao Brasil e afirmou: “Quem sabe? Talvez façamos isso novamente”. A fala foi reproduzida por veículos como a revista Veja e o portal Metrópoles.
Durante o discurso, Netanyahu afirmou que Israel vive um movimento de reaproximação com países latino-americanos. O primeiro-ministro atribuiu o afastamento anterior ao que chamou de “aliança global woke”, expressão usada por ele para criticar governos que considera alinhados à esquerda.
A declaração ocorre em meio às divergências diplomáticas entre Netanyahu e o presidente Lula da Silva (PT). Os dois líderes têm posições opostas sobre a guerra na Faixa de Gaza, e as críticas brasileiras à atuação militar israelense contribuíram para o agravamento das relações entre os governos.
Flávio Bolsonaro tem defendido uma política externa mais próxima de governos conservadores e manifestou interesse em integrar o Brasil ao Escudo das Américas, iniciativa liderada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltada à cooperação regional no combate ao narcotráfico e ao crime organizado.
Em conversa transmitida pela internet com o presidente colombiano Abelardo de la Espriella, o senador afirmou que pretende buscar a participação brasileira no grupo caso seja eleito. O Brasil, atualmente, não integra a iniciativa.
A eventual presença de Netanyahu em uma posse presidencial brasileira dependerá do resultado da eleição e de um convite ou decisão oficial de viagem. Até o momento, o premiê apenas sinalizou a possibilidade de repetir a visita realizada em 2019.
Mín. 23° Máx. 26°