O presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Edegar Pretto, confirmou nesta terça-feira (11) que o leilão para compra de arroz importado, realizado na última quinta-feira (6), está anulado. Além disso, também foi confirmada a exoneração do secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Neri Geller.
Um dos sócios da empresa que venceu um dos lotes do leilão é Robson Luiz de Almeida França, que atuou como assessor de Geller quando o político ainda atuava como deputado federal. Apesar de nenhuma irregularidade ter sido apontada, a preocupação está no fato de França ser sócio da Foco Corretora de Grãos – empresa responsável por arrematar 11 lotes do leilão para compra de arroz.
Além disso, França também é sócio do filho de Geller em uma empresa responsável por intermediar negócios agrícolas. Segundo o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, Geller pediu a exoneração nesta terça e o pedido foi aceito.
“Hoje pela manhã o secretário Neri Geller me comunicou, fez uma ponderação, quando filho dele estabeleceu sociedade com esta corretora do Mato Grosso, ele não era secretário de política agrícola. Não há fato que desabone ou que gere qualquer tipo de suspeita, mas que de fato gerou transtorno, e por isso colocou cargo à disposição”, disse Fávaro.