domingo 5 de maio de 2024
Foto: Reprodução
Home / Mundo / MUNDO / Muitos prisioneiros de guerra ucranianos e russos são torturados, alerta ONU
terça-feira 15 de novembro de 2022 às 11:06h

Muitos prisioneiros de guerra ucranianos e russos são torturados, alerta ONU

MUNDO, NOTÍCIAS


Muitos prisioneiros de guerra capturados pelas forças russas e ucranianas no conflito na Ucrânia são submetidos a tortura e maus-tratos, incluindo choques elétricos, alertou a ONU nesta terça-feira (15).

“A proibição de tortura e maus-tratos é absoluta, mesmo, sobretudo, em períodos de conflito armado”, disse a chefe da Missão de Monitoramento de Direitos Humanos na Ucrânia, Matilda Bogner, durante uma videoconferência em Kiev.

A responsável lembrou que ambos os países são signatários da Terceira Convenção de Genebra, que estabelece o tratamento dos prisioneiros de guerra.

Nos últimos meses, a missão entrevistou 159 prisioneiros de guerra (139 homens e 20 mulheres) detidos pela Rússia e seus grupos armados afiliados e 175 prisioneiros de guerra (todos homens) detidos pela Ucrânia.

Embora a ONU tenha acesso a instalações de internação de prisioneiros de guerra controladas pelo governo ucraniano, ainda não recebeu acesso confidencial aos prisioneiros de guerra internados pela Rússia e seus grupos armados afiliados.

A missão conseguiu entrevistar prisioneiros de guerra ucranianos que foram libertados.

Bogner explicou que os detidos pelas forças russas são torturados de forma quase “sistemática” e que os soldados comuns são tratados com menos severidade do que os franco-atiradores ou artilheiros.

“A grande maioria” dos entrevistados que foram capturados pelas forças russas disse que foram torturados ou maltratados, disse Bogner.

O objetivo não era apenas obter informações, mas também “intimidá-los e humilhá-los” diariamente. Ao chegar aos locais de detenção, vários prisioneiros de guerra disseram à ONU que foram espancados, atacados por cães e despidos. Há também relatos de violência sexual.

“Os prisioneiros de guerra relataram ter sido espancados com porretes e martelos de madeira, chutados e receberam choques elétricos”, realizados com pistolas, disse Bogner.

A ONU também recebeu “denúncias críveis” de execuções sumárias de prisioneiros de guerra russos capturados por forças ucranianas e vários casos de tortura e maus-tratos.

“Documentamos casos de tortura e maus-tratos, especialmente quando pessoas foram capturadas (pela Ucrânia) ou quando foram submetidas a um primeiro interrogatório ou transferidas para campos de trânsito ou para locais de detenção”, disse Bogner.

Vários foram esfaqueados ou receberam choques elétricos por oficiais de segurança ou militares ucranianos.

Veja também

Confira a agenda da Assembleia Legislativa da Bahia nesta segunda semana de maio

A arte nas mãos de mulheres, a incessante luta contra a violência e pela paz, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas